10 Erros comuns ao projetar um jardim

Projeto de jardim

Erros no projeto do jardim custam esforço e aborrecimento – tanto melhor se você não os cometer. Aprenda a evitar 10 erros comuns aqui.

É sabido que você aprende com os erros, mas as decisões imprudentes são particularmente irritantes quando se trata de design de jardins. Não é de admirar – afinal, a estrutura do jardim, a seleção de plantas de sebe ou o curso dos caminhos do jardim só podem ser alterados com muito esforço depois de projetar seu jardim. Muitos erros só são notados alguns anos depois, quando você percebe quanto trabalho extra você tem graças ao infeliz design do jardim. Se você quiser evitar esse problema, você deve simplesmente aprender com os erros dos outros – resumimos os erros mais comuns no design de jardins aqui para você.

10 erros comuns de design de jardim

Erros sempre podem acontecer – mas eles são particularmente irritantes no design de jardins porque são difíceis de corrigir. Mas depois de saber quais erros são particularmente comuns ao planejar um jardim, você pode evitá-los em seu próprio jardim.

canteiros de rua grande
canteiros de rua grande

1. Projete sem um plano

O sol está brilhando, o tempo está bom e a motivação para a jardinagem é alta. Mas quem descuidadamente pega uma pá está cometendo o erro cardinal do projeto do jardim: trabalhar sem um plano. Na verdade, as conversões imprudentes se arrependem mais rápido do que se pensa, porque na prática elas se mostram incômodas ou não podem ser integradas no quadro geral do jardim. Portanto, sempre vale a pena agir com cautela. Primeiro faça um balanço do seu jardim e faça a si mesmo as seguintes perguntas: Quais áreas devem permanecer no jardim? Qual canto eu quero redesenhar? E o que eu quero do meu jardim?

Depois de elaborar uma lista de desejos aproximada, você pode começar a esboçar. A melhor maneira de trabalhar aqui é do grande para o pequeno. Por exemplo, você primeiro começa dividindo a planta baixa em diferentes áreas funcionais, depois desenha objetos grandes ou camas e finalmente chega à colocação de plantas e móveis individuais. Sempre leve em consideração as condições locais: locais ensolarados e sombreados têm grande influência na escolha das plantas certas, mas a radiação solar também deve ser levada em consideração ao determinar as áreas de estar. Isso também se aplica às conexões de água ou eletricidade existentes, para que sejam facilmente acessíveis no novo jardim.

2. Ignore as condições do solo

Você conhece a natureza do seu solo? De fato, muitos jardineiros prestam pouca atenção ao solo, apesar de ser um dos fatores mais importantes para o crescimento saudável das plantas. Mesmo ao projetar o jardim (especialmente ao escolher novas plantas), a condição do solo é simplesmente ignorada – um erro grave. Se as necessidades das plantas não correspondem às condições do solo, é preciso muito esforço para o jardineiro deixar seus protegidos prosperarem. Uma análise do solo pode, portanto, ser particularmente útil ao redesenhar jardins. Uma vez que o tipo de solo, composição e valor de pH são conhecidos, pode-se usar plantas que possam lidar com essas condições ou melhorar o solo de maneira direcionada por meio de fertilização ou medidas mecânicas. Isso evita problemas e esforços posteriores no cultivo de plantas.

3. Escolhendo plantas inadequadas

Em primeiro lugar, é claro, o gosto decide quando se trata de escolher as plantas para o seu próprio jardim. Mas aqui também ajuda se você tiver um plano de antemão, em vez de apenas comprar com base em sua intuição. Se pretende um jardim o mais fácil de cuidar possível , outras plantas são adequadas para além de um desenho que se destina a corresponder ao jardim tradicional da casa de campo . Além disso, os aspectos de design também devem ser considerados: Embora as plantas com flores pareçam particularmente bonitas na primavera e no verão, se você as usar apenas, os canteiros parecem desolados e vazios no outono e inverno. 

Deve-se, portanto, sempre prestar atenção às plantas ornamentais de folhas resistentes escolher para que o jardim ainda pareça ótimo mesmo na estação fria. Dentro do canteiro, as diferenças de altura entre as plantas individuais e as cores das flores coordenadas garantem uma imagem harmoniosa. Com as árvores, por outro lado, é necessário cuidado: especialmente em jardins pequenos, as árvores que cresceram demais podem se tornar um grande problema – é melhor certificar-se, ao comprá-las, de que a árvore tenha espaço suficiente com você quando estiver totalmente crescido.

4. Subestimar a quantidade de trabalho

Um dos erros mais comuns ao projetar jardins é exagerar. Uma horta com uma estufa, um jardim de rosas e uma cerca viva aparada pode parecer ótimo, mas infelizmente também significa muito trabalho. O esforço que se tem para cuidar do jardim estraga o gozo dele depois de um curto período de tempo. Portanto, é necessário cuidado, principalmente na escolha das plantas: um jardim com muitas plantas com diferentes necessidades, árvores topiarias e um gramado inglês precisa de muitos cuidados. Um jardim de baixa manutenção, por outro lado, pode ser criado se você confiar em plantas nativas robustas, minimizar a pressão de ervas daninhas com cobertura do solo  ou usar um prado de flores inseto como o nosso em vez de um gramadoSemear ímã de insetos benéficos Plantura . O planejamento cuidadoso das conexões de água e elétrica também ajuda a economizar longas distâncias de caminhada e, assim, minimizar as horas de trabalho.

jardim da casa de campo
jardim da casa de campo

5. Coloque os caminhos do jardim incorretamente

À primeira vista, os caminhos de jardim dão a impressão de que servem apenas para ir de um ponto a outro – por isso geralmente são deixados de lado no design do jardim. Na verdade, eles também têm uma função de design que não deve ser negligenciada: pequenos jardinspode ser ampliado opticamente através de caminhos engenhosos, em grandes jardins o caminho fornece estrutura e divide inteligentemente a propriedade em áreas individuais. Mas também há aspectos práticos a serem considerados ao projetar. Caminhos sinuosos podem parecer românticos, mas em grandes jardins, eles são longos caminhos que se tornam irritantes na jardinagem cotidiana. Da mesma forma, pedras individuais ou cascalho são agradáveis ​​de se ver, mas podem se tornar um incômodo ao trabalhar com o carrinho de mão.

Dica : A cobertura de casca é um elemento decorativo para o design do jardim. Quem depende de uma cobertura de casca de pinheiro natural com estrutura grosseira – como a nossa casca de pinheiro orgânico Plantura – não embeleza canteiros ornamentais, caminhos etc. A cobertura também protege o solo naturalmente da erosão, ressecamento e crescimento de ervas daninhas.

6. Não planeje assentos

O jardim deve ser principalmente um local de relaxamento. A escolha e o posicionamento corretos dos móveis de jardim são ainda mais importantes aqui – infelizmente, isso é muitas vezes negligenciado. Em particular, pouca atenção é dada à localização dos assentos individuais, embora seja de fundamental importância se você quiser aproveitar ao máximo seu jardim. Se está particularmente ansioso para tomar o pequeno-almoço no jardim, deve escolher um local exposto ao sol da manhã. 

Se, por outro lado, preferir sentar-se ao sol do meio-dia no jardim, um lugar à meia-sombra ou a possibilidade de colocar um toldo são elementares se não quiser sofrer de insolação. Você também não deve ignorar o tamanho apropriado de uma área de estar: Uma área de estar para quatro a seis pessoas precisa de pelo menos dez metros quadrados e um piso bem pavimentado para que nada vacile depois. Afinal, ao escolher móveis de jardim, você deve considerar tanto o uso prático quanto o conforto – móveis que exigem manutenção constante são tão inadequados para um dia relaxante no jardim quanto um banco de ferro fundido que não oferece nenhum conforto ao sentar.

7. Escolha plantas de sebe de forma inadequada

As sebes são uma ótima maneira de proteger habilmente seu jardim de olhares indiscretos e visitantes indesejados, e é por isso que elas podem ser encontradas em quase todos os jardins. Mas há algumas coisas a considerar ao plantar sebes – nem todas as plantas são adequadas para todos os jardins. A árvore da vida ( Thuja ), por exemplo, é considerada particularmente robusta e fácil de cuidar, mas não tolera locais de sombra total. Se você plantar as árvores aqui em fila, elas nunca formarão uma cerca opaca. A quantidade de trabalho envolvido em hedges é muitas vezes subestimada. Plantas de crescimento particularmente rápido, como o ligustro ( Ligustrum vulgare) precisam de um corte regular para mantê-los bonitos nos próximos anos.

Se você não quiser investir desta vez, procure plantas de cobertura fáceis de cuidar ou outras telas de privacidade com antecedência. Além disso, nem todo jardim é adequado para uma cerca viva. As sebes absorvem a luz, principalmente em jardins pequenos , e garantem que a propriedade pareça ainda mais estreita. Aqui você deve confiar em uma tela de privacidade arejada, como uma cerca. Isso também pode ser esverdeado com plantas trepadeiras , o que também é visualmente muito atraente.

8. Use materiais inferiores

Remodelar completamente um jardim pode ser uma aposta cara. Especialmente as ofertas do desconto podem ser muito tentadoras, afinal eles oferecem muitas coisas muito mais baratas do que o vendedor de jardinagem. Mas as pechinchas evitáveis ​​podem rapidamente se tornar caras – geralmente são feitas de material inferior e dificilmente duram uma temporada no jardim. A diferença é enorme, especialmente quando se trata de móveis de jardim: produtos baratos muitas vezes parecem desgastados e velhos após as primeiras pancadas de chuva se você nem sempre os cobrir com cuidado ou mesmo trazê-los para o apartamento. Mesmo com plantas, pedras ou decorações, você percebe rapidamente diferenças claras de durabilidade e vida útil entre as categorias de preços individuais. Aqui vale a pena

9. Mistura bagunçada de estilos no jardim

Costumava haver uma ordem estrita em muitos jardins, mas hoje misturas de estilos e ousadas quebras de estilo estão se tornando cada vez mais populares. A composição de diferentes elementos de diferentes tipos de design oferece uma ótima oportunidade para dar vida à sua criatividade e é particularmente adequada para jardineiros que não querem se comprometer com um único estilo. Mas essa liberdade só pode ser desfrutada com moderação: se muitos estilos diferentes forem combinados, o jardim rapidamente parecerá inquieto e sobrecarregado. Especialmente no início, é aconselhável manter um estilo e combiná-lo com apenas um ou dois elementos de um estilo – isso cria contrastes interessantes, mas não parece sobrecarregado.

10. Não calcular custos

Se você obtiver ideias para o design do seu próprio jardim na Internet ou em revistas de jardinagem, encontrará rapidamente alguns elementos que não devem faltar no jardim dos sonhos. Cozinhas ao ar livre ou grandes terraços com área para banhos de sol podem parecer fantásticos, mas também têm suas armadilhas. Em particular, a quantidade de trabalho e custos envolvidos em tais projetos dos sonhos é enorme e pode rapidamente exceder o orçamento realmente reservado. Se você não quer que um projeto inacabado estrague a aparência do seu jardim, considere cuidadosamente os custos com antecedência. No entanto, não apenas os custos de material puro, mas também os possíveis custos de instalação devem ser levados em consideração – um especialista é absolutamente necessário, especialmente no campo elétrico.