Adubo para gramas é perigoso para animais?


Muitos donos de cães preocupados se perguntam se o fertilizante de gramado pode ser tóxico ou até perigoso para os cães. Esclarecemos qual fertilizante de grama é adequado para cães e gatos e qual é melhor manter as mãos longe.

A variedade de fertilizantes de gramado é enorme: existem fertilizantes de gramado minerais ou orgânicos , bem como fertilizantes organo-minerais . Estes últimos são divididos em fertilizantes de origem animal e fertilizantes de origem animal, alguns dos quais são orgânicos, como nossos fertilizantes orgânicos Plantura . Mas quais desses fertilizantes são perigosos para animais de estimação e quais são inofensivos?

Quais fertilizantes de gramado são inadequados para cães, gatos e companhia?

Fertilizantes minerais e especialmente fertilizantes de gramado com herbicidas adicionados devem ser evitados pelos donos de animais de estimação. Seu amigo de quatro patas pode ingerir muito disso ao morder deliberadamente os grãos salgados dos talos após a fertilização. Ou ele tem acesso à embalagem do fertilizante. Os cães jovens, em particular, costumam ser curiosos e tentarão quase tudo. Infelizmente, por causa de sua massa menor, eles podem rapidamente se tornar ameaçados.

Dica: você não quer apenas proteger seus animais de estimação, mas também outras criaturas que rastejam e guincham em seu jardim? 

Grama enorme
Grama enorme

O fertilizante mineral do gramado é tóxico para cães e companhia?

Infelizmente, a resposta a esta pergunta é sim! O cão – e também o humano – só precisa consumir uma quantidade suficientemente grande. Por exemplo, a dose letal de cloreto de potássio, um sal de potássio comum em fertilizantes minerais, é de cerca de 85 gramas para um cão de 30 kg. Isso é o equivalente a apenas seis colheres de sopa rasas.

Os fertilizantes minerais contêm principalmente os elementos nitrogênio, potássio e fósforo na forma de sal concentrado. Estes se dissolvem no trato digestivo do animal e causam sintomas de envenenamento: as membranas mucosas do estômago, intestinos e boca ficam irritadas e a hemoglobina no sangue pode ser prejudicada em sua função, o que pode levar à falta de oxigênio com risco de vida.

Os sintomas de envenenamento são: salivação excessiva, sangue nas fezes, vômitos, falta de ar, fraqueza e cólicas

O fertilizante de gramado com herbicida é tóxico para cães e companhia?

O mesmo se aplica ao fertilizante de gramado com herbicida: é definitivamente venenoso para animais de estimação e também para humanos. Os sintomas mencionados acima, bem como perda de apetite, inquietação ou excitação, tremores musculares, coordenação prejudicada ou incontinência também podem indicar envenenamento com pesticidas contidos em alguns fertilizantes de gramado. Na pior das hipóteses, tal envenenamento pode levar à parada cardíaca.

Qual bom fertilizante de grama é seguro para cães?

Os fertilizantes de gramado principalmente orgânicos são seguros para cães e outros animais. Embora também contenham sais nutrientes, estes são embalados em matéria orgânica e, portanto, são igualmente diluídos. Quando se trata de fertilizantes orgânicos de origem animal, deve-se notar que todos os animais de estimação carnívoros adoram comê-los! Farinha de sangue, farinha de ossos e resíduos moídos de matadouro cheiram muito tentador para os amigos de quatro patas e são frequentemente comidos. Além disso, os amantes de animais em particular não gostam muito da ideia de distribuir partes do corpo de animais terrestres em seu jardim. Por esta razão, um fertilizante de gramado, principalmente orgânico, sem animais de estimação, é uma escolha melhor quando cães e gatos estão livres para passear pelo gramado.

grama sendo semeado
grama sendo semeado

Na Plantura, utilizamos apenas fertilizantes livres de origem animal, principalmente orgânicos em qualidade orgânica. Portanto, nosso fertilizante orgânico para gramados , principalmente orgânico, Plantura , é sustentável, amigo dos animais e também garante uma vida saudável do solo e, portanto, as melhores condições para as plantas que crescem nele. 

Dicas extras para fertilizar o gramado com cães e companhia:

  • Corte a relva profundamente antes de fertilizar – desta forma os grãos de fertilizante caem profundamente entre os talos e não podem ser facilmente alcançados por animais de estimação.
  • Mantenha sempre os fertilizantes fora do alcance de animais e crianças.
  • Use fertilizante de grama livre de animais sem farinha de mamona: Em caso de erros de produção, isso pode conter ricina altamente tóxica, que é fatal para humanos e animais, mesmo em pequenas doses.
  • Os fertilizantes orgânicos, livres de animais , como os nossos fertilizantes orgânicos Plantura , não são apenas completamente seguros para cães, gatos, coelhos, galinhas, porquinhos-da-índia e todos os outros animais de estimação. Eles também revitalizam a flora e a fauna do solo, resultando em melhor crescimento das plantas.