Alimentação Saudável para Idosos


Alimentação saudável à medida que envelhecemos
A alimentação saudável é tão importante para os idosos quanto para todos, e comer deve ser uma atividade agradável e sociável que podemos esperar, sem deixar de ser saudável.

Infelizmente, vários australianos mais velhos têm dietas ruins – muitas vezes por não comerem uma variedade de alimentos nutritivos. Quando não damos ao nosso corpo os nutrientes de que ele precisa, nossa saúde pode sofrer.

Desfrute de uma variedade de alimentos
Muitas vezes, o apetite pode diminuir à medida que envelhecemos, portanto, comer uma variedade de alimentos pode ajudar a manter a comida interessante.

Coma alimentos ricos em nutrientes dos cinco grupos de alimentos retratados no Guia Australiano para Alimentação Saudável , incluindo:

abundância de legumes, leguminosas (por exemplo, feijão cozido, feijão e grão de bico) e frutas
abundância de cereais, incluindo pães, arroz, macarrão e macarrão – de preferência integral
carne magra, peixe, aves e/ou alternativas
leite, iogurte, queijo e/ou alternativa – escolha variedades com baixo teor de gordura sempre que possível.
Alguns alimentos, como pirulitos, chocolates, refrigerantes e bolos, não se enquadram nos grupos de alimentos. Estes não são necessários para o nosso corpo e só devem ser consumidos de vez em quando ou em pequenas quantidades.

Beba bastante água!
À medida que envelhecemos, muitas vezes não sentimos sede, mesmo quando nosso corpo precisa de líquidos.

Precisamos tomar bebidas regulares, que podem incluir água e outras bebidas, como água com gás, suco de frutas e leite. Pequenas quantidades de chá e café também podem ser incluídas.

Faça pequenas mudanças para uma boa saúde
Fibra
Escolha alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, legumes e variedades integrais de pães e cereais, para estimular uma boa saúde intestinal.

Proteína
Certifique-se de comer alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, aves, ovos, soja e nozes. Nossa necessidade de proteína aumenta quando chegamos aos 70 anos – a proteína na dieta ajuda a curar feridas, o que pode ser importante, pois os idosos costumam sofrer mais lesões e cirurgias.

Cálcio
Desfrute de alimentos ricos em cálcio, como leite com baixo teor de gordura, queijo, creme e iogurte para ajudar a prevenir ou retardar a progressão da osteoporose. Leite de soja enriquecido com cálcio e peixes com ossos macios e comestíveis, como salmão enlatado ou sardinha, também são boas fontes de cálcio.

Vitamina D
A vitamina D também é importante na saúde óssea de adultos mais velhos. Obtemos principalmente vitamina D da luz solar e quantidades menores de alimentos, incluindo:

Margarina
lacticínios
peixe oleoso
queijo
ovos.
Se você estiver confinado em ambientes fechados e não ficar muito exposto à luz solar, procure aconselhamento de um profissional médico sobre suplementos de vitamina D.

Gorduras
Limite as gorduras saturadas que você come e fique de olho na ingestão total de gordura.

Sal
Limite o uso de sal e escolha alimentos com baixo teor de sal.

Com o passar dos anos, infelizmente, nosso paladar pode diminuir. Mas, em vez de adicionar sal, dê uma olhada em outras maneiras de adicionar sabor aos alimentos, como temperos ou ervas frescas.

Divirta-se preparando e comendo refeições
Mantenha uma despensa e um freezer bem abastecidos para que você possa fazer refeições saudáveis ​​facilmente sem precisar ir ao supermercado.

E sempre que possível, tente compartilhar as refeições com familiares e amigos.

Coma para combinar com seu estilo de vida
A quantidade e os tipos de alimentos que ingerimos podem ser afetados pelas mudanças em nosso estilo de vida à medida que envelhecemos. Estes podem incluir:

não ter energia ou motivação para preparar comida
sentindo-se solitário ou ansioso
não sentindo fome
tendo problemas para engolir ou mastigar
diminuição do paladar
não sendo tão fisicamente ativo .
Isso geralmente leva a pular refeições e a comer mal, então veja as seguintes ideias para ajudá-lo a comer regularmente.

Dicas para comer regularmente
Ideias simples para nos ajudar a fazer refeições regulares incluem:

comer refeições em horários semelhantes todos os dias para criar uma rotina
usando alimentos pré-fabricados, como vegetais congelados, frutas enlatadas ou refeições prontas (opte pelas variedades com baixo teor de sal e baixo teor de açúcar). Estes levarão menos tempo e energia para serem preparados
comer refeições pequenas e regulares, em vez de apenas algumas refeições maiores, ajudará você a obter todos os nutrientes necessários sem ter que comer muita comida de uma só vez
evitando beber durante as refeições, pois isso pode saciá-lo e afetar seu apetite, ao escolher uma casa de repouso .
escolher alimentos úmidos ou mais macios quando estiver cansado significa que você não precisa fazer tanto esforço para mastigar e engolir
adicionar ervas, especiarias e condimentos (como suco de limão) às refeições adiciona sabor
peça ajuda a amigos, familiares ou outros serviços comunitários, como refeições no Wheels.