Caryopteris – Como plantar e indicações

Caryopteris

A Caryopteris não é apenas um verdadeiro atrativo, mas também particularmente fácil de cuidar. Requer pouco mais do que uma poda de primavera.

Dependendo do solo e do clima, a  Caryopteris ( Caryopteris ) ocasionalmente precisa de água e fertilizante, mas é muito pouco exigente. Doenças e pragas também não são problema para ela. Mostramos o que é importante no cuidado com as flores da Caryopteris.

Caryopteris branca
Caryopteris branca

Cuidados com a Caryopteris : corte

Para poder desfrutar das flores todos os anos, é importante cortar a flor da Caryopteris. Isso é melhor feito na primavera, por volta do final de março. A Caryopteris forma suas flores apenas nos brotos que também cresceram no mesmo ano. Então ela tem brotos anuais. Ao cortar, a Caryopteris brotará novamente e formará tantos brotos anuais nos quais as flores aparecerão. Use uma tesoura afiada para evitar esmagar os galhos. Além disso, evite dias gelados e chuvosos ao cortar a Caryopteris. Todos os brotos são encurtados para cerca de 20 cm.

Dica:  Quanto mais tarde o corte, mais tarde a flor da Caryopteris desabrocha. O tempo de floração é, portanto, adiado com a poda. Se a Caryopteris for cortada tarde demais, ela pode não florescer, porque a formação das cabeças das flores leva tempo.

Durante o período de floração, você pode remover flores murchas. Existe então a possibilidade de uma floração renovada. À medida que o outono se aproxima, você pode arrancar as flores murchas. Dessa forma, nenhum fruto é formado e a flor da Caryopteris pode economizar energia para o inverno e a primavera. Possivelmente, um corte tão tardio pode até levar a uma segunda floração. No entanto, isso também evita a auto-semeadura e a propagação.

Caryopteris em broto
Caryopteris em broto

Fertilize a Caryopteris

Embora a Caryopteris possa lidar com um suprimento bastante baixo de nutrientes, você ainda deve fertilizá-la, após a poda e antes do novo crescimento. Isso lhe dá energia suficiente para formar inúmeras flores. As plantas em vasos, em particular, precisam de fertilização inicial neste momento. Para Caryopteris, é melhor usar um fertilizante de rosas, como nosso  fertilizante orgânico de rosas Plantura . Este é um fertilizante de liberação lenta que libera gradualmente os nutrientes no solo durante um período de três meses. É simplesmente aspergido no chão, levemente trabalhado e derramado. As flores da Caryopteris no canteiro também podem receber uma fertilização inicial do composto após a poda.

Despeje à direita

A necessidade de água da flor da Caryopteris também é bastante baixa. Acima de tudo, não tolera o encharcamento, por isso é melhor regar menos do que demais. Quando o substrato secar alguns centímetros na superfície, você pode regar a flor da Caryopteris novamente. Plantas em vasos tendem a precisar de mais água do que plantas de cama.

A Caryopteris não floresce: causas e medidas

A flor da Caryopteris não está florescendo e você não sabe qual pode ser o motivo? As medidas de corte são muitas vezes a causa:

  • Poda posterior:  Com a poda, a flor também muda. Se você colocar a tesoura apenas no final da primavera ou no início do verão, a Caryopteris deve primeiro brotar novamente e a flor aparecerá tarde ou não aparecerá. A poda, portanto, nunca deve ser feita no verão, mas sempre na primavera.
  • Sem poda:  Se você não poda a Caryopteris há vários anos, ela tem principalmente madeira velha. Mas nenhuma flor é formada nele. Corte a Caryopteris a 20 cm na primavera para que as flores voltem a aparecer no verão.
  • Más condições de crescimento:  Se  a Caryopteris estiver muito molhada ou muito sombreada, isso também pode ser o motivo da falta de floração. Portanto, certifique-se de procurar um local para a flor da Caryopteris que atenda aos seus requisitos.
Caryopteris seca
Caryopteris seca

Pragas e doenças comuns da Caryopteris

As flores da Caryopteris raramente são atacadas por doenças ou pragas. A rega excessiva causa o alagamento, o que pode levar à podridão da raiz na flor da Caryopteris. Caso contrário, a Caryopteris, como muitos outros labiados, contém óleos essenciais que podem manter as pragas afastadas.

A flor da Caryopteris é muitas vezes plantada junto com as rosas, pois elas se complementam perfeitamente em termos de cor. Damos uma visão geral dos mais belos tipos de rosas .