Para conseguir um advogado público, o interessado deve visitar uma unidade da Defensoria e obter uma senha. Em seguida, deve expor o seu caso durante a triagem.
É importante levar consigo o RG original, bem como documentos que comprovem a sua renda e comprovante de residência. Dependendo do tipo de ação judicial que está sendo realizada, pode ser necessário apresentar outros documentos ao longo do processo.
Quais os requisitos para ser atendido pela Defensoria Pública?
Para ser atendido pela Defensoria Pública, é necessário que a pessoa tenha renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos e renda familiar de até 4 salários mínimos.
Além disso, a pessoa não pode ser proprietária, titular, herdeira ou legatária de bens móveis, imóveis, superior a 180 salários mínimos, e não pode possuir investimentos financeiros em aplicações superiores a 20 salários mínimos.
Como faço para solicitar um advogado público?
Para solicitar um advogado público, é necessário se dirigir até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mais próxima e comprovar sua condição financeira apresentando documentos que comprovem sua renda, como a carteira de trabalho, o contracheque, comprovante bancário e comprovante de residência, além de documento de identificação como o CPF e o RG.
O atendimento é gratuito para aqueles que comprovarem sua necessidade financeira.
Como falar com advogado gratuito?
Você pode falar com um advogado gratuito através da Defensoria Pública, que é um órgão estatal responsável por oferecer assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não têm condições de pagar pelos serviços de um advogado particular.
A Defensoria Pública tem como objetivo garantir o acesso à justiça para todos, independentemente da sua situação financeira.
Para falar com um advogado gratuito através da Defensoria Pública, você pode procurar a unidade mais próxima de sua residência e agendar uma consulta.