Como criar um canteiro de plantas perenes

plantas perenes verde

Ao criar um canteiro perene, há algumas coisas a considerar – desde a estação até a preparação correta e a escolha das plantas certas. Preparamos um plano de plantio para você em locais semi-sombreados, sombreados e ensolarados e revelamos as melhores combinações perenes.

As plantas perenes estão entre as plantas mais valiosas do jardim: canteiros perenes adequadamente montados florescem quase o ano todo, do início da primavera ao final do outono, e assim oferecem aos insetos um rico bufê. A grande variedade de plantas convida uma grande variedade de insetos a festejar, esconder e hibernar. Mas a criação correta de canteiros perenes apresenta a muitas pessoas uma tarefa quase impossível: quais plantas podem crescer onde e como elas são melhor combinadas? Explicamos exatamente como criar um canteiro perene variado e nomeamos uma grande variedade de plantas para um canteiro perene ao sol, à sombra parcial e à sombra.

conteúdo

Criando uma cama perene: a estação certa

A época de plantio é primavera e outono! E isso também se aplica às plantas perenes, porque no início e no final do período de vegetação as plantas não precisam lutar com altas temperaturas e secas enquanto crescem. No entanto, o plantio com mercadorias em contêiner também pode ser realizado no verão – as plantas boladas ou mesmo de raiz nua terão um momento particularmente difícil no verão. Se você deseja plantar no verão, também precisa estar preparado para uma maratona de regas. Aliás, é melhor plantar em tempo nublado; as plantas perenes devem ser armazenadas na sombra e mantidas úmidas antes do plantio.

Dica: Se você tiver um pouco mais de espaço disponível, também pode incluir arbustos menores e maiores em sua cama perene. Desta forma, áreas sombreadas e ensolaradas podem ser criadas e uma área muito variada é criada. Recomendamos  escolher arbustos amigos das abelhas  para isso. No verão, você pode ouvir o zumbido dos insetos ocupados e apreciar o perfume das flores.

Como criar uma nova cama perene: preparação do solo

Não importa se você deseja replantar completamente um canteiro existente ou rededicar uma área que já foi usada para outros fins: planejar e preparar a área é o ponto de partida. Os freios podem ainda ter que ser definidos, plantas velhas removidas ou gramados cortados. Mas então o trabalho de base pode começar:

plantas perenes
plantas perenes

Você deve começar com uma análise do solo. Jardineiros e profissionais experientes podem tirar conclusões sobre as propriedades do solo examinando suas propriedades e podem estimar a riqueza de nutrientes de um solo descrevendo o uso e a manutenção anteriores da terra. No entanto, sempre vale a pena uma análise laboratorial do seu solo antes de um novo plantio. Porque:
Na melhor das hipóteses, não é o solo que se adapta às plantas, mas o plantio ao solo. Se você conhece as propriedades do piso, pode modulá-las de maneira direcionada – mais sobre isso abaixo.

Então todas as ervas daninhas – especialmente as ervas daninhas teimosas – são completamente removidas. O respectivo material é então distribuído para melhorar o solo e cavado ou fresado até a profundidade de uma pá.

Sua análise do solo mostrou um valor de pH muito baixo e você não deseja criar um leito de pântano? A cal é então aplicada primeiro para aumentar um pouco o valor do pH.

Em geral, o solo para vasos de alta qualidade, como nosso solo orgânico para vasos Plantura , estrume de cavalo ou composto, melhora todos os tipos de solo. Acima de tudo, os solos extremamente arenosos ou pesados, argilosos, beneficiam da introdução deste material orgânico.

Solos leves e arenosos também são bastante aprimorados com minerais argilosos, como a bentonita. Solos pesados ​​e argilosos, por outro lado, são adicionalmente misturados com areia para garantir uma melhor drenagem da água. Não seja mesquinho com solos extremos – adicionar apenas pequenas quantidades desses materiais quase não terá efeito.

Por último, mas não menos importante, não deve faltar uma forte fertilização básica com efeito de longo prazo: fornece nutrientes por um longo período de tempo. Qualquer pessoa que dependa principalmente de fertilizantes orgânicos, como nosso  fertilizante orgânico de flores Plantura  , promove a vida do solo e, portanto, um subsolo fértil no qual as plantas perenes podem se enraizar profundamente e são perfeitamente abastecidas com nutrientes.

Resumo: Como criar uma nova cama perene

  • Prepare a área: remova as plantas velhas, limpe a grama ou crie uma borda.
  • Faça a análise do solo.
  • Ajuste as propriedades do solo dependendo do plantio desejado.
  • Cal para aumentar o pH, ou espalhar pó de rocha ácida (granito, basalto) para baixá-lo.
  • Melhore os solos pobres com bastante terra para vasos, estrume de cavalo ou composto: Útil em solos muito leves ou muito pesados.
  • Melhore solos argilosos pesados ​​com muita areia.
  • Melhore os solos arenosos leves com minerais argilosos (corretivo de solos arenosos).
  • Realize uma fertilização básica com um fertilizante orgânico de longo prazo principalmente

Dica: de onde você obtém plantas perenes de alta qualidade?

Ao comprar uma nova cama perene, ir ao centro de jardinagem deve ser apenas o último recurso. É melhor planejar com antecedência quais plantas e quantidades você precisa e depois comprar especificamente. Você pode obter as plantas de um viveiro perene regional ou por correspondência online. De qualquer forma, recomendamos que você se atenha às páginas dos viveiros perenes profissionais. Assim, você pode ter certeza de que receberá plantas de alta qualidade, saudáveis ​​e resistentes. Você também encontrará informações nos sites de bons viveiros perenes, por exemplo, se as perenes são plantadas individualmente ou em grupos e quão resistentes são.

Crie uma cama perene de plantas perenes: nossas dicas

Um canteiro perene interessante, exuberante, ricamente florido e também livre de ervas daninhas pode ser alcançado combinando 4 a 5 tipos diferentes de plantas que se complementam. Esses tipos de plantas são:

  1. Perenes líderes ou andaimes que ficam individualmente (solitaire) e estruturam a cama. Eles são particularmente altos ou grandes e chamam a atenção para si mesmos.
  2. Perenes companheiras que florescem quando as perenes principais não estão mais florescendo, proporcionando variedade no canteiro. Eles geralmente são de altura média para não competir com as treliças perenes.
  3. Plantas de enchimento , que só são relevantes na fase inicial de um leito perene. Eles auto-semeiam e mantêm o solo coberto para que as ervas daninhas não criem raízes tão rapidamente.
  4. Perenes de cobertura do solo que crescem baixas e planas para fornecer cobertura de longo prazo entre a treliça maior e as perenes companheiras. Eles suprimem as ervas daninhas permanentemente.
  5. Opcional: bulbos de flores e tubérculos , que podem ser usados ​​para adicionar pequenos toques de cor à cama na primavera ou no outono.

Nas sugestões abaixo para plantio em áreas ensolaradas e secas, parcialmente sombreadas ou sombreadas, as plantas são divididas de acordo com esse padrão. Para criar um canteiro perene exuberante e perene, pelo menos plantas dos primeiros 4 tipos de plantas devem ser usadas.

Você também encontrará informações sobre a proporção deste tipo de planta na área total. Dessa forma, você evita leitos que exigem cuidados intensivos e estão, por exemplo, completamente superlotados ou com muitas ervas daninhas.

broto de plantas perenes
broto de plantas perenes

Importante:  Ao escolher e comprar, preste atenção em quantas plantas devem ser plantadas por metro quadrado – é assim que as plantas se desenvolvem e o crescimento de ervas daninhas também é melhor contido.

Dica: Você pode encontrar  uma seleção de  coberturas de solo particularmente amigáveis ​​para as abelhas que você pode adicionar ao seu plantio em nosso artigo especial.

Plano de plantio para uma borda de plantas perenes em um local ensolarado e seco

Sua análise do solo mostrou que seu solo é bastante arenoso e o local é ensolarado? Em vez de virar o solo completamente de cabeça para baixo, você deve plantar plantas perenes adaptadas a essas condições. Traga apenas um pouco de terra para vasos ou adubo e limite-se a alguns minerais argilosos e fertilizantes. A seguir, você encontrará plantas perenes adequadas para o local ensolarado e seco, bem como a proporção que elas devem ter na área.

  1. 10% de todas as plantas: perenes de andaime
    • Goldgarbe (Achillea filipendulina)
    • Atlas festuca ( Festuca mairei )
    • Blauraute ( Perovskia abrotanoides )
    • Brandkraut ( Phlomis russeliana )
    • Teller-Sedum ( Sedum telephium )
    • Föngras ( Stipa calamagrostis )
    • Seidenhaar-Königskerze ( Verbascum bombyciferum )
  2. 30% de todas as plantas: perenes companheiras
    • Perlkörbchen (Anaphalis triplinervis)
    • Montanha Aster ( Aster amellus )
    • Goldhaar-Aster ( Aster linosyris )
    • Gold-Wolfsmilch ( Euphorbia polychroma )
    • Vela da pradaria ( Gaura lindheimeri )
    • Escabiose vermelha ( Knautia macedonica )
    • Grande speedwell ( Veronica teucrium )
  3. 10% de todas as plantas: plantas de enchimento
    • Catananche caerulea _
    • Gelbe Skabiose ( Scabiosa ochroleuca )
    • (Branco) Cravo ( Lychnis coronaria  (‘Alba’))
  4. 50% de todas as plantas: perenes de cobertura do solo
    • Cransbill caucasiano ou Cransbill de sangue ( Geranium renardii ,  Geranium sanguineum )
    • Hain-Anêmona ( Anemone sylvestris )
    • hawkweed menor ( Hieracium pilosella )
    • Berminze ( Calamintha nepeta  sbsp . nepeta )
  5. Opcional: bulbos de flores e tubérculos
    • Zier-Lauch ( Allium nigra )
    • Crocus tommasinianus _
    • Traubenhyazinthe ( Muscari latifolium )
    • Botanische Tulpe ( tulipa proeminente )

Plano de plantio para uma borda perene em semi-sombra

A localização da sua futura cama perene está parcialmente sombreada? Depois de pegar uma pá e melhorar o solo com boa terra para vasos ou adubo e algum fertilizante a granel, como nosso fertilizante orgânico de flores Plantura  , recomendamos que você escolha entre as seguintes plantas. Estes gostam de se estabelecer na penumbra e crescem particularmente bem lá.

  1. 10% de todas as plantas: perenes de andaime
    • Campainha de campainha ( Hosta ventricosa )
    • Folha de registro ( Rodgersia – espécies)
    • Diamant-Reitgras ( Calamagrostis brachytricha )
    • Espelho de Salomão ( espécie Polygonatum )
    • Großblütiger Fingerhut ( Digitalis grandiflora )
    • Plattährengras ( Chasmantium latifolium )
  2. 30% de todas as plantas: perenes companheiras
    • Sino roxo  (Heuchera villosa  var . Macrorrhiza)
    • Aster da Floresta Branca  (Aster divaricatus)
    • Schönaster  (Kalimeris incisa)
    • Nematódeo da folha de palmeira  (Helleborus foetidus)
    • Lenzrose  (Helleborus x hybridus)
    • Vela knotweed  (Persicaria amplexicaulis)
  3. 10% de todas as plantas: plantas de enchimento
    • Esporão falso amarelo ( Pseudofumaria lutea )
    • Akelei ( Aquilegia  vulgaris var.stellata )
    • Campanula da floresta de folhas largas ( Campanula latifolia  var.  macrantha )
  4. 50% de todas as plantas: perenes de cobertura do solo
    • Elf Flower ( Epimedium  x  rubrum  ou Epimedium x versicolor)
    • Walderdbeere ( Waldsteinia geoides, Waldsteinia ternata )
    • Waldmeister ( Gallium odoratum )
    • Wald-Hainsimse  (Lutzula sylvatica )
    • Raiz de mandrágora falsa ( Tellima grandiflora )
  5. Opcional: bulbos de flores e tubérculos
    • Sibirischer Blaustern  (Scilla siberica )
    • Narciso Ciclâmen ( Narcissus cyclamineus )
    • Lírios ( Lilium , por exemplo, cultivar ‘Claude Shride’ ou ‘Hyawatha’)
    • Narciso de lágrimas de anjo ( Narcissus triandrus )
    • Alho-poró ( Allium stipitatum )

Plano de plantio para uma cama perene na sombra

Mesmo a sombra mais profunda é mais do que adequada para criar uma magnífica borda de plantas perenes. Aqui você encontrará especialistas especiais que nem todo vizinho já plantou em seu quintal. A sombra é frequentemente encontrada sob árvores mais altas ou em faixas de árvores e, portanto, muitas vezes traz outro componente: a chamada pressão de raiz, ou seja, a competição de várias plantas em um espaço confinado. Selecionamos plantas perenes para você que ainda brilham mesmo nessas condições duplamente difíceis.

  1. 10% de todas as plantas: perenes de andaime
    • Riesen-Segge ( Carex  pendula )
    • Glocken Funkie ( Hosta  ventricosa )
    • Samambaia de escudo espinhosa ( Polystichum  aculeatum )
    • Cohosh preto de verão ( Cimicifuga  rubifolia )
    • Calamagrostis  brachytricha _ _
    • Erva mourisca ( Molinia  caerulea )
  2. 30% de todas as plantas: perenes companheiras
    • Aster da Floresta Branca ( Aster divaricatus )
    • Schönaster ( Kalimeris incisa )
    • Lenzrose ( Helleborus  x  hybridus )
    • Vela knotweed ( Persicaria  amplexicaulis )
    • Arum italiano ( Arum  italicum )
    • Espécies de Bergenia ( Bergenia  sp.)
    • Cáucaso miosótis ( Brunnera  macrophylla )
    • Carex-Arten ( Carex  sp.)
    • Horstbildende Liriope ( Liriope muscari )
    • Pfauenradfarn (Adiantum pedatum)
  3. 10% de todas as plantas: plantas de enchimento
    • Mandelblättrige Wolfsmilch (Euphorbia amygdaloides)
    • Hainveilchen ( Viola Riviniana )
    • Columbine ( Aquilegia vulgaris  , também. var.  stellata )
    • Esporão falso amarelo ( Pseudofumaria lutea )
  4. 50% de todas as plantas: perenes de cobertura do solo
    • Purpurglöckchen ( Heuchera  sp.)
    • Waldgoldbeere ( Waldsteinia geoides, W. ternata )
    • Elfenblume (Epimedium sp.)
    • Pervinca menor ( Vinca  menor )
    • Hainsimse Luzula  pilosa ,  L. sylvatica  )
    • Avelã comum ( Asarum  europaeum )
    • Japão-Segge ( Carex  oshimensis )
    • Pilzkopf-Segge ( Carex  caryophyllea )
  5. Opcional: bulbos de flores e tubérculos
    • Lírio da pradaria de Leuchtlin ( Camassia  Leichtlinii  ssp.  susdorfii )
    • Trigrinum-Lilie ( Lily  ‘Claude Shride’)
    • Narciso Ciclâmen ( Narcissus  cyclamineus )
    • Balkan-Windroschen ( Anemone  blanda )
    • Campainha espanhola ( Hyacinthoides  hispanica )
    • Hundszahn ( Erythronium  ‘Pagode’)
    • Elfenkrokus ( Crocus  tommasinianus )
    • Snowdrop ( Galanthus  nivalis )
    • Açafrão menor ( Crocus  chrysanthus )

Dica de especialista: organize e plante plantas perenes corretamente

Antes de plantar, faz sentido exibir as plantas perenes em seus vasos na cama preparada. Organize as plantas como desejar: as plantas perenes principais são plantadas individualmente ou em pequenos grupos de três, e as plantas perenes acompanhantes geralmente são colocadas a partir delas. Aqui você pode ser totalmente livre e criativo. Os arbustos de cobertura do solo são colocados entre os arbustos principais e companheiros e, por último, mas não menos importante, as plantas de enchimento e os bulbos são distribuídos em pequenos tufos. Se tudo estiver posicionado de acordo com seus desejos e na distância certa, você também poderá ver se faltam plantas. Agora as plantas perenes são envasadas e plantadas e, claro, regadas extensivamente com a mangueira do jardim.

Mulching de flores perenes: vantagens e a forma correta de proceder

A cobertura morta de camas perenes recém-colocadas tem várias vantagens. O material do mulch protege o solo do ressecamento, isola as plantas contra o calor e o frio intensos, fornece lentamente material orgânico para a formação de húmus no solo, que o mantém solto e: o mulch suprime o crescimento indesejado de ervas daninhas com bastante eficácia. No vídeo, você aprenderá como proceder corretamente ao mulching sua cama perene.

É importante saber quanta cobertura é necessária: A camada deve ter pelo menos 5 cm de espessura, portanto, cerca de 30 a 40 litros de cobertura são necessários para um canteiro perene de um metro quadrado, porque as perenes ocupam parte da área. Também é muito importante realizar a chamada fertilização de compensação antes do mulching, ou seja, distribuir uma fina camada de fertilizante rico em nitrogênio sob o material do mulch.

Como as plantas perenes jovens costumam ser baixas e muitas vezes deixam cair as folhas, especialmente no outono, quando são plantadas, a cobertura morta é um pouco mais complicada do que, por exemplo, com árvores e arbustos. Para evitar enterrar completamente suas plantas perenes sob cobertura, faça o seguinte:

  1. Coloque todas as plantas perenes com vasos na superfície, pois elas serão organizadas posteriormente.
  2. Plante as plantas perenes com a raiz saindo ligeiramente do solo – o nível do solo será aumentado pela cobertura morta.
  3. Para cada pequena planta perene, coloque o vaso de cabeça para baixo em cima.
  4. Distribua um fertilizante rico em nitrogênio, como nosso fertilizante orgânico universal Plantura, como  um fertilizante de equilíbrio.
  5. Agora cubra todo o canteiro, tomando cuidado para não derrubar os vasos invertidos.
  6. Recolha os vasos virados de toda a área – as plantas perenes agora serão apenas levemente cobertas pela cobertura morta que cai no buraco, mas não completamente enterradas.

Os materiais de cobertura adequados podem ser cobertura morta de casca, lascas de madeira, folhas, aparas de relva ou mesmo cama do celeiro, como palha, palha picada ou cânhamo picado. A casca do pinheiro é muito durável e decorativa, decompõe-se apenas lentamente, de modo que muitas vezes não é necessário cobrir novamente até que a área esteja completamente coberta de plantas.