Como criar um jardim de cascalhos

jardim de cascalhos

Os jardins de cascalho são agora amplamente proibidos. E isso é bom, porque prejudicam as pessoas e o meio ambiente. Você pode descobrir como se livrar dos restos de dias passados ​​aqui.

A seguir trataremos de um fenômeno que alguns donos de jardins descrevem como moderno, outros como simplesmente horrível: trata-se dos chamados jardins de cascalho. Isso desencadeia muitas conversas, porque uma coisa é clara: ou você é a favor do deserto rochoso ou contra ele. Chegamos ao fundo da tendência.

O que é um jardim de cascalho?

Para esclarecer qualquer mal-entendido: as pedras são frequentemente usadas no design de jardins e os jardins resultantes podem variar muito. Este é agora sobre o moderno jardim de cascalho. Em contraste com outras variantes de jardim de rochas, o tipo de projeto de jardim referido como jardim de cascalho não é usado para o cultivo de plantas especiais nem para relaxamento meditativo ou exame artístico-espiritual do elemento pedra.

Mas: Os jardins de cascalho são intencionalmente mantidos muito simples. Não há diferenças de altura, orientação da área, água ou áreas de plantio. Em uma área coberta de cascalho existem várias rochas maiores e gramíneas ou arbustos isolados, este último principalmente em topiaria. A razão para criar tal jardim é muitas vezes o desejo de uma aparência limpa e arrumada e a expectativa simultânea de manutenção mínima. Por esta razão, os jardins da frente, em particular, são frequentemente projetados como jardins de cascalho.

Abaixo, você pode descobrir quais vantagens os jardins de cascalho devem trazer, por que eles são tão populares atualmente e o que os críticos pensam deles. Como os espaços abertos de cascalho não são permitidos pelos regulamentos de construção em quase todos os estados federais e, portanto, estritamente falando, não podem ser criados, explicamos no final deste artigo como você pode manter um jardim verde fácil de cuidar.

Jardim de cascalho ou jardim de pedras?

Claro, algumas pedras no jardim não fazem dele um deserto de cascalho. Há demarcações claras entre cascalho e jardins de pedra.

No jardim de pedras, a vegetação está em primeiro plano. Plantas alpinas ou tolerantes à seca, como o agrião do Cáucaso ( Arabis caucasica ) ou o aster alpino ( Aster alpinus ), estabelecem-se em juntas de pedra e, assim, cobrem rocha estéril. A  criação de um jardim de rochas  é bem-vinda na medida em que cria um habitat para plantas e animais especializados. Por isso, reunimos algumas dicas para você no curso posterior.

jardim de cascalhos 1
jardim de cascalhos 1

Um jardim de cascalho, por outro lado, é como uma tragédia em termos de respeito ao meio ambiente. As plantas são em grande parte indesejáveis ​​aqui. Se forem encontrados poucos exemplares, geralmente são espécies que não podem ser utilizadas pela fauna nativa ou que são inutilizadas pela topiaria regular.

Por que os jardins de cascalho estão na moda?

Como em muitas outras áreas, os modismos também podem ser observados no jardim. O jardim de cascalho sugere uma facilidade de cuidado bem-vinda em um mundo acelerado, onde a maioria das pessoas tem pouco tempo para tarefas fora do trabalho. As aparências enganam, no entanto, porque um jardim de cascalho requer muito mais atenção do que você pensa.

Desvantagens: O que fala contra os jardins de cascalho?

Infelizmente, as esperanças dos modernos designers de jardins frontais são quase sempre frustradas. Na verdade, a facilidade de manutenção de um jardim de cascalho nunca dura muito conosco.

Jardins de cascalho dão muito trabalho:

  • Primeiro, as algas se desenvolvem nas pedras e folhas e outros materiais orgânicos se acumulam nas articulações.
  • Isso cria um Eldorado para ervas selvagens. Se você não quer que eles proliferem, é preciso ter toda a área renovada após mais alguns anos de luta regular contra a enchente verde – ou recorrer diretamente ao herbicida total. A propósito: como as superfícies de cascalho são provavelmente consideradas superfícies pavimentadas, a aplicação de herbicidas ou mesmo apenas vinagre doméstico pode ser punida com uma multa de até 50.000 euros se um vizinho sutil estiver em apuros.

Jardins de cascalho são ruins para o meio ambiente:

  • Os jardins de cascalho abrigam apenas algumas plantas selecionadas, não oferecem esconderijos para animais e nem comida para insetos. Além disso, eles aquecem tanto no verão que surgem verdadeiras zonas de morte para todos os seres vivos.
  • Além disso, refletem a luz solar durante o dia, o que leva ao aquecimento dos edifícios adjacentes e resulta em menor conforto de vida.
  • Ao contrário das áreas verdes, as superfícies de cascalho podem armazenar apenas uma pequena quantidade de água da chuva. Isso pode levar a inundações de porões, especialmente durante eventos de chuva forte, especialmente se o solo sob a superfície de cascalho for bastante impermeável.
  • A falta de plantas leva ao aumento da poluição por poeira fina: um jardim de cascalho não tem função de filtro, por isso indiretamente causa má qualidade do ar.
  • As ondas sonoras não são engolidas, mas retornadas, tornando o ambiente mais barulhento.
Formigas em um jardim de cascalho
Formigas em um jardim de cascalho

Jardins de cascalho são proibidos:

  • Além dos problemas que se acumulam ao longo dos anos nas juntas do cascalho, há também o fato de que a criação de um jardim de cascalho com pouco ou nenhum plantio não é permitido em quase toda a Alemanha, como você descobrirá imediatamente depois .

Os jardins de cascalho são proibidos?

Ao falar sobre a proibição de jardins de pedra, os jardins de cascalho que dificilmente são plantados e, teoricamente, também os jardins zen que são igualmente esparsamente plantados.

No entanto, não é necessariamente necessária uma nova proibição para declarar os jardins de cascalho ilegais, porque, na verdade, eles não são permitidos em quase toda a Alemanha. Com exceção da Saxônia-Anhalt e Bremen, todos os estados federais alemães estipulam em seus regulamentos de construção que as áreas que não são construídas devem ser verdes. Apenas fortificações funcionais como calçadas ou caminhos estão isentos deste regulamento. Em vez disso, Bremen proíbe a desfiguração de espaços abertos que não são construídos, o que significa que a grande maioria dos jardins de cascalho não deve ser permitida mesmo na pequena cidade-estado. No entanto, os regulamentos existentes são simplesmente ignorados por vários proprietários e as empresas executoras também não apontam a violação dos regulamentos de construção aplicáveis.

jardim de cascalhos 2
jardim de cascalhos 2

Converter jardins de cascalho: alternativas de baixa manutenção

Há pelo menos um filme MyPex sob o lastro, muitas vezes também de lã, para separar o lastro e o solo. Essas camadas divisórias devem ser quebradas ou removidas para permitir que plantas maiores se estabeleçam. Porque isso significa muito trabalho, é aconselhável realizar uma conversão peça a peça para grandes áreas. Uma parte da área pode ser aproveitável para suculentas com substrato entre as pedras, outra parte pode ser totalmente desmontada e plantada.

Transformar o jardim de cascalho:  Um jardim de cascalho existente pode ser transformado em uma variante ecológica. Por um lado, existe a possibilidade de plantar plantas de jardim de rochas como  sedum ( Sedum ) e houseleek ( Sempervivum), trazer. Você pode se estabelecer entre as pedras de cascalho. Essas suculentas podem lidar com pouca água e nutrientes, desafiar altos níveis de luz solar e suprimir o crescimento de ervas daninhas. Eles são, portanto, ideais para embelezar jardins de cascalho sombrios com pouca manutenção. Arbustos, arbustos, plantas perenes e gramíneas ornamentais também podem ser plantadas. Dependendo de quanto material orgânico já está na superfície do cascalho, você pode ter que ajudar um pouco, ou seja, distribuir o substrato. 

Por não ter turfa, garante boas condições de crescimento para todos os tipos de plantas do seu jardim. Basta distribuir o solo entre as pedras e colocar as suculentas pouco exigentes. Para plantas que precisam de um solo mais profundo, a folha e o velo podem ser abertos em certos pontos, os buracos podem ser cavados e preenchidos com substrato.

Viveiros em um jardim de cascalho
Viveiros em um jardim de cascalho

Demolir completamente o jardim de cascalho:  Uma certa quantidade de pedras pode ser empilhada para formar um monte de pedras para lagartos. O substrato nas rachaduras nas pedras permite até mesmo o plantio com plantas especializadas de jardim de rochas. No entanto, uma quantidade considerável de cascalho provavelmente terá que deixar o jardim para sempre. A área desocupada está agora completamente disponível novamente.

Dicas para áreas de fácil manutenção:  Em geral, é aconselhável escolher uma pequena seleção de plantas para evitar altos custos de manutenção devido a diferentes requisitos. As coberturas de solo são mais adequadas que os gramados, que às vezes possuem necessidades bastante diversas. Escolha variedades robustas, como planta de gelo ( Delosperma cooperi ),  ciclâmen ( ciclâmen ), sálvia da floresta ( Salvia nemorosa ) ou areia da montanha ( Arenaria montana ). As coberturas de solo resistentes e perenes incluem a almofada azul ( Aubrieta ), a  campânula dálmata  ( Campanula portenschlagiana ) ou a semente de pedra (Litodora ).

Prados de flores para manutenção mínima :
Os prados de flores são ideais para transformar antigos jardins de cascalho. Na Plantura oferecemos-lhe três misturas de sementes diferentes. Dependendo do gosto pessoal, o  pasto de abelhas , o  ímã de insetos benéficos  ou o   local de encontro das borboletas podem ser semeados. Todos eles são adequados para um local parcialmente sombreado a ensolarado e só precisam ser cortados uma vez por ano. Os prados de flores são ecologicamente valiosos, pois fornecem alimento para nossos insetos benéficos no jardim durante um longo período de maio a setembro. Para criar um prado de flores, a folha e o velo devem ser removidos.

Escolha plantas perenes fáceis de cuidar: o esquilo lanudo ( Stachys byzantina ), a margarida perolada ( Anaphalis triplinervis ), a margarida flor ( Origanum laevigatum ) ou o manto da dama anã ( Alchemilla erythropoda
) crescem em solo bastante pobre em nutrientes . Coneflower ( Helenium ), manto da senhora ( Alchemilla ), feixe de ouro ( Achillea filipendulina ), sálvia da estepe ( Salvia nemorosa ) ou catnip ( Nepeta cataria ) têm uma maior necessidade de nutrientes), mas também são adequados para locais ensolarados. 

Preste atenção à qualidade ao comprar plantas:
As rosas geralmente exigem muitos cuidados. No entanto, se você escolher variedades robustas, poderá reduzi-lo. As chamadas rosas ADR são submetidas a um teste qualitativo, que é usado para avaliar características como floração, hábito de crescimento, resistência ao inverno ou resistência a doenças foliares. Isso permite que você escolha uma variedade robusta.
Os viveiros perenes e os viveiros de árvores em sua área também são um ponto de contato para plantas de alta qualidade e bons conselhos. Porque estes produtores podem montar conjuntos adequados e bem harmonizados, fáceis de cuidar e entregar variedades comprovadas que também são bem endurecidas pela cultura profissional.

Dica:  Lembre-se sempre: onde algo cresce conforme o planejado, nenhuma erva daninha pode se espalhar. Portanto, não deixe nenhuma área do piso descoberta. Isso evita a capina tediosa.

Se você seguir essas dicas, um jardim sem o caráter de deserto de pedra se tornará um pedaço de terra de fácil manutenção e até ecologicamente valioso. A conservação em seu próprio jardim não precisa ser mais complexa do que um jardim de cascalho. E estes últimos – para ser honesto – simplesmente não estão mais atualizados.