Como escolher fertilizantes para plantas


As plantas às vezes diferem muito em seus requisitos. Resumimos as informações mais importantes sobre fertilizantes especiais para plantas.

Você não gostaria de dar a todos os seus queridos o cuidado perfeito para ser recompensado com um crescimento saudável, floração rica e frutas deliciosas? Infelizmente, para muitos jardineiros motivados, ir à loja de ferragens ou ao centro de jardinagem geralmente acaba sendo completamente sobrecarregado pelas prateleiras de fertilizantes transbordando. Metros de prateleiras cheias de embalagens verdes com estampas coloridas não são a única coisa que confunde você. Para uma melhor visão geral ao comprar fertilizantes , resumimos as informações sobre os fertilizantes mais importantes para você.

A fertilização é uma questão complexa, porque o fornecimento correto de nutrientes é determinado por vários fatores. Neste artigo, explicamos por que as plantas realmente precisam de fertilizantes e, em seguida, apresentamos as propriedades dos fertilizantes especiais para hortaliças, tomates ( Solanum lycopersicum ), flores , hortênsias ( hortênsias ), rosas ( Rosa ), gramados e gramados de outono , além de fertilizantes universais .

Por que as plantas precisam de fertilizantes?

Os fertilizantes contêm nutrientes que as plantas, como os humanos, precisam para sobreviver. Enquanto eles próprios produzem energia no curso da fotossíntese, fixando carbono do ar e construindo componentes celulares a partir dele, eles absorvem 14 nutrientes essenciais diferentes da solução do solo por meio de suas raízes. 

Alguns deles também são necessários para construir estruturas, alguns fazem parte de enzimas, DNA ou RNA – ou são simplesmente dissolvidos na seiva celular ou no vacúolo e cumprem sua função lá, por exemplo, por meio de sua carga elétrica. Nenhum dos 14 nutrientes essenciais deve estar faltando para que uma planta viva e se reproduza. 

Mas você pode estar se perguntando por que as plantas podem crescer em locais naturais sem fertilização? Na natureza, os nutrientes se movem em ciclos; Os seres vivos morrem e apodrecem, os nutrientes neles contidos são liberados e podem ser usados ​​por outros seres vivos. Além disso, o nitrogênio é constantemente transportado do ar para o solo e os nutrientes também são liberados muito lentamente da rocha do subsolo. 

Ao remover muitas partes das plantas dos jardins todos os anos por meio de poda, colheita ou corte, também estamos removendo nutrientes do sistema que, por sua vez, precisamos substituir. E como muitas plantas também crescem a cada ano e fixam os nutrientes firmemente em suas estruturas, a adubação também é necessária independentemente dessa reposição. 

Horta caseira
Horta caseira

Nossa adubação na horta permite a concentração de nutrientes em um só local e assim um desenvolvimento mais rápido da fertilidade do solo. os nutrientes neles contidos são liberados e podem ser utilizados por outros seres vivos. Além disso, o nitrogênio é constantemente transportado do ar para o solo e os nutrientes também são liberados muito lentamente da rocha do subsolo. Ao remover muitas partes das plantas dos jardins todos os anos por meio de poda, colheita ou corte, também estamos removendo nutrientes do sistema que, por sua vez, precisamos substituir. E como muitas plantas também crescem a cada ano e fixam os nutrientes firmemente em suas estruturas, a adubação também é necessária independentemente dessa reposição. 

Nossa adubação na horta permite a concentração de nutrientes em um só local e assim um desenvolvimento mais rápido da fertilidade do solo. os nutrientes neles contidos são liberados e podem ser utilizados por outros seres vivos. Além disso, o nitrogênio é constantemente transportado do ar para o solo e os nutrientes também são liberados muito lentamente da rocha do subsolo. 

Ao remover muitas partes das plantas dos jardins todos os anos por meio de poda, colheita ou corte, também estamos removendo nutrientes do sistema que, por sua vez, precisamos substituir. 

E como muitas plantas também crescem a cada ano e fixam os nutrientes firmemente em suas estruturas, a adubação também é necessária independentemente dessa reposição. Nossa adubação na horta permite a concentração de nutrientes em um só local e assim um desenvolvimento mais rápido da fertilidade do solo. Além disso, o nitrogênio é constantemente transportado do ar para o solo e os nutrientes também são liberados muito lentamente da rocha do subsolo. 

Ao remover muitas partes das plantas dos jardins todos os anos por meio de poda, colheita ou corte, também estamos removendo nutrientes do sistema que, por sua vez, precisamos substituir. E como muitas plantas também crescem a cada ano e fixam os nutrientes firmemente em suas estruturas, a adubação também é necessária independentemente dessa reposição. Nossa adubação na horta permite a concentração de nutrientes em um só local e assim um desenvolvimento mais rápido da fertilidade do solo. 

Além disso, o nitrogênio é constantemente transportado do ar para o solo e os nutrientes também são liberados muito lentamente da rocha do subsolo. Ao remover muitas partes das plantas dos jardins todos os anos por meio de poda, colheita ou corte, também estamos removendo nutrientes do sistema que, por sua vez, precisamos substituir. E como muitas plantas também crescem a cada ano e fixam os nutrientes firmemente em suas estruturas, a adubação também é necessária independentemente dessa reposição. Nossa adubação na horta permite a concentração de nutrientes em um só local e assim um desenvolvimento mais rápido da fertilidade do solo. que por sua vez temos que substituir. 

E como muitas plantas também crescem a cada ano e fixam os nutrientes firmemente em suas estruturas, a adubação também é necessária independentemente dessa reposição. Nossa adubação na horta permite a concentração de nutrientes em um só local e assim um desenvolvimento mais rápido da fertilidade do solo. que por sua vez temos que substituir. E como muitas plantas também crescem a cada ano e fixam os nutrientes firmemente em suas estruturas, a adubação também é necessária independentemente dessa reposição. Nossa adubação na horta permite a concentração de nutrientes em um só local e assim um desenvolvimento mais rápido da fertilidade do solo.

Fertilizante de longo prazo
Fertilizante de longo prazo

Fertilizantes especiais para plantas em resumo

Ao comprar fertilizantes para plantas, você pode escolher entre diferentes tipos. Assim , fertilizantes minerais ou orgânicos , organo-minerais, bem como fertilizantes orgânicos estão disponíveis. Você também pode escolher entre a aplicação na forma sólida ou líquida e se beneficiar de um possível efeito de longo prazo.

fertilizante vegetal

Os fertilizantes vegetais contêm os três principais nutrientes nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) em proporções aproximadamente equilibradas. Como existem consumidores fracos, médios e pesados ​​entre as hortaliças, a dosagem é adaptada individualmente à cultura. Berinjela ( Solanum melongena ), brócolis ( Brassica oleracea var. italica ) e couve -flor ( Brassica oleracea var. botrytis L.) são exemplos de vegetais de alto consumo. Feijão (Phaseolus vulgaris), cenoura ( Daucus carota ) e pepino ( Cucumis ) são comedores médios, enquantoErvilhas ( Pisum ), rabanetes ( Raphanus sativus var. sativus ) e alface de cordeiro ( Valerianella ) estão entre os consumidores mais fracos.

Além disso, muitas culturas têm uma necessidade aumentada de potássio, como pimentão ( Capsicum ), tomate, abóbora ( Cucurbita ), pepino e batata ( Solanum tuberosum ). Com uma adubação potássica adicional, apresentam melhor comportamento de crescimento e frutificação. Quando se trata de fertilizar seus alimentos, muitos proprietários de jardins são sensíveis. É claro que fertilizantes minerais de alta qualidade não estão necessariamente contaminados com substâncias nocivas, mas também vale a pena usar fertilizantes orgânicos, como nosso fertilizante orgânico universal Plantura para manter seu jardim fértil a longo prazo . Este artigo especial informa sobre diferentes fertilizantes vegetaise esterco de plantas que você pode usar para fortalecer as plantações.

Tomatendünger

Como os tomates – como mencionado acima – têm uma necessidade maior de potássio em comparação com outros vegetais, fertilizantes especiais de tomate ricos em potássio são oferecidos para eles. Claro, você também pode usar este tipo de fertilizante para outras plantas com necessidades semelhantes: alface, batata, abobrinha ( Cucurbita pepo subsp. pepo convar. giromontiina) , morangos ( Fragaria ), ruibarbo ( Rheum rhabarbarum) e abóbora adoram e também precisam de altas doses de potássio.

Como o potássio está envolvido na construção de paredes celulares estáveis ​​e regula o equilíbrio da água, ele garante plantas estáveis, máximas tolerantes à seca e resistentes a pragas. Isso ocorre porque as paredes celulares sólidas e densas são mais difíceis de penetrar pela probóscide dos insetos sugadores. Aqui você encontrará todas as informações sobre fertilizantes especiais para tomate . Se, como nós, procura um abastecimento biologicamente sustentável para a sua horta, pode saber mais sobre o adubo orgânico de tomate Plantura que desenvolvemos aqui .

As flores de verão são plantas anuais ou perenes que geralmente são plantadas ou semeadas por apenas uma temporada. Por serem muitas vezes espécies exóticas coloridas, intensivamente e elaboradamente floridas, as variedades são criadas principalmente para a beleza e as plantas compradas vêm da produção intensiva de estufas, essas flores de verão exigem muito do suprimento em seu ponto final – seu jardim. E como muitas flores típicas de verão se dão bem com uma composição de nutrientes semelhante, o uso de um fertilizante especial para flores é uma boa ideia .

Acima de tudo, se o canteiro for redesenhado a cada ano, os cuidados com o solo não devem ser negligenciados, pois vasculhar regularmente o solo estimula a vida do solo, o que pode levar à perda de húmus . Para evitar que isso aconteça, desenvolvemos nosso adubo orgânico para flores Plantura , que promove a reprodução do húmus por meio da adição de matéria orgânica.

Dica para o manejo correto do húmus: O manejo do húmus refere-se ao tratamento do solo destinado a preservar ou aumentar o húmus. Aqui você pode ler o que influencia o conteúdo de húmus do solo do seu jardim e o que você precisa fazer para poder usar as excelentes propriedades do húmus.

Fertilizante de hortênsia

As hortênsias com flores atraentes são muito populares em nossos jardins em várias formas. O que todas as espécies de hortênsias têm em comum é sua grande fome por nutrientes e sua preferência por locais ácidos. De fato, a coloração variável – às vezes azul, às vezes rosa – da hortênsia camponesa generalizada ( Hydrangea macrophylla ) também se deve ao valor do pH do solo adjacente. Você pode ler exatamente como tingir hortênsias de azul em nosso artigo especial.

Dentro dos altos requisitos gerais de nutrientes, as hortênsias absorvem mais potássio do que fósforo. Ao fertilizar hortênsiasvocê deve, portanto, certificar-se de que você tenha um suprimento suficiente de potássio, caso contrário, os danos causados ​​​​pelo gelo e a falha na floração são inevitáveis. Além disso, todas as espécies de hortênsias têm uma alta necessidade de água. Na melhor das hipóteses, isso é satisfeito por um subsolo correspondentemente armazenador de água.

Como o húmus é um excelente reservatório de água, a hortênsia está predestinada a ser abastecida com um fertilizante orgânico promotor de húmus, especialmente adaptado às suas necessidades. Desenvolvemos nosso adubo orgânico de hortênsia Plantura de acordo com nossas ideias éticas e ecológicas . Você pode saber mais sobre suas propriedades aqui. Um fertilizante especial adequado para hortênsias é – desde que não diminua ativamente o valor do pH do solo – também para muitos outros arbustos floridos, comoClematis ( Clematis ), Deutzia ( Deutzia ) e Philadelphus ( Philadelphus ) ou Weigelia ( Weigela ).

Dica: A deficiência de ferro que é generalizada nas hortênsias é muitas vezes devido a um valor de pH muito alto no solo. Se a localização das plantas não for suficientemente ácida, o ferro estará menos disponível na forma disponível para as plantas – e as hortênsias são menos eficientes em mudar isso ativamente.

Fertilizante de rosas

Um bom fertilizante de rosas fornecerá uma liberação lenta de nitrogênio, atenderá às necessidades bastante altas de fósforo e potássio da rainha do jardim e manterá ou melhorará a qualidade do solo, permitindo que a rosa de raízes profundas penetre facilmente e busque sua água mais profundamente. Esse cuidado torna possível formar as flores e roseiras muitas vezes pomposas e suportar as geadas frias do inverno e as pragas que picam e sugam da melhor maneira possível. Para conseguir isso deve fertilizar rosasser feito principalmente organicamente, porque os fertilizantes orgânicos liberam os nutrientes que contêm lentamente e não há brotos “masty”, preguiçosos e propensos a doenças, como pode ser o caso da fertilização nitrogenada de ação rápida. Além disso, há o efeito fertilizante do solo dos fertilizantes principalmente orgânicos: a introdução de material pobre em nutrientes promove a vida do solo, o húmus é preservado ou formado de novo e a estrutura do solo é afrouxada dessa maneira. E como o húmus é uma excelente reserva de água e nutrientes, sua rosa não pode consumir muito. Nosso adubo orgânico de rosas Plantura foi desenvolvido de acordo com os aspectos mencionados acima, para que você possa se divertir ao máximo e com menos problemas com suas rosas.

Dica: As variedades exóticas, em particular, costumam ter problemas com geadas tardias na primavera se brotarem muito cedo – de acordo com o relógio biológico de sua origem – ou sua proteção contra geadas diminuir muito cedo. Para eles, um fornecimento adequado de potássio é particularmente importante.

fertilizantes universais

Os fertilizantes universais não são específicos, mas universalmente aplicáveis. Eles são caracterizados por uma proporção equilibrada de compostos de nitrogênio, fósforo e potássio e muitas vezes também trazem uma variedade de diferentes oligoelementos. Infelizmente, como nem todos são quimicamente compatíveis entre si, pelo menos as variantes minerais nunca contêm todos os oligoelementos nutrientes. A situação é diferente com fertilizantes orgânicos universais, é claro. 

Os fertilizantes orgânicos sempre contêm os oligoelementos necessários para as plantas em quantidades pequenas, mas suficientes. Os fertilizantes universais não devem ser espalhados muito levemente, porque algumas plantas têm necessidades tão especiais que a proporção equilibrada de nutrientes não é necessariamente boa para elas. Mas o mesmo se aplica aqui: com a fertilização orgânica você está mais do lado seguro, porque isso libera lentamente os nutrientes que contém. Os danos agudos dos fertilizantes são assim evitados de forma eficaz e a promoção simultânea da qualidade do solo felizmente não danifica uma única planta conhecida por nós. 

Fertilizante para gramado

Gramados no jardim ainda são muito populares. Como uma monocultura permanente, diz-se que tem um efeito de desgaste no solo abaixo dela. Infelizmente, isso também é correto em muitos casos, porque o gramado é considerado um alimentador pesado e sofre com o corte muitas vezes muito intenso no verão e com geadas congelantes no inverno.

A adubação inadequada do gramado agravará esse problema. Um bom fertilizante de grama funciona por muito tempo e cuida do solo sob o gramado para que os organismos do solo garantam uma boa aeração e soltura, além de puxar o material morto do gramado para o subsolo e convertê-lo em húmus ou nutrientes. Se este não for o caso, o gramado ficará emaranhado, o que você pode fazer com uma escarificação demoradatem que lutar. A composição de nutrientes de um fertilizante de gramado deve ser rica em nitrogênio para promover um gramado denso através do crescimento constante e novos perfilhos por baixo.

Mas o fornecimento de potássio também não deve ser negligenciado, porque isso está significativamente envolvido no equilíbrio hídrico das plantas – um fornecimento adequado de potássio salva seu gramado durante longos períodos de verão seco. Os requisitos para o cuidado do solo, que garante um subsolo bem aerado e húmus suficiente, só podem ser atendidos por fertilizantes principalmente orgânicos, razão pela qual desaconselhamos estritamente a fertilização do gramado com substâncias puramente minerais. Nosso fertilizante orgânico para gramados Planturaé um fertilizante de gramado principalmente orgânico que desenvolvemos com base nos pontos mencionados acima. É adequado para a manutenção do gramado após o inverno e até o verão.

fertilizante de outono

Para preparar um gramado para o inverno, um fertilizante de gramado de outono deve diminuir o suprimento de nitrogênio e aumentar o suprimento de potássio. Um gramado com muito nitrogênio no outono é suscetível à geada, e ainda mais se falta potássio, que pode ser armazenado no vacúolo como um “anticongelante” osmoticamente eficaz. As consequências são, então, congelamento dos caules ou plantas inteiras. Na primavera, um gramado que foi danificado dessa maneira tem lacunas e essas lacunas infelizmente geralmente são fechadas por ervas selvagens mais competitivas ou musgo. Uma fertilização de outono especial, com baixo teor de nitrogênio e alto teor de potássio, fará com que seu gramado atravesse o inverno com menos danos, para que possa brotar densamente novamente na próxima primavera.