Como identificar o tipo de solo

solo sendo escavado

Às vezes é importante saber que tipo de solo ou tipo de solo você tem em seu próprio jardim. Mas que tipos de solo existem? O solo pode ser testado e determinado com o teste do dedo.

Você tem “bom solo”? Muitos – especialmente os novos – proprietários de jardins dificilmente podem responder a esta pergunta ou apenas com grande incerteza. Sabemos por boatos que tipo de solo existe na área. Mas e se o solo de outra pessoa fosse distribuído em sua própria propriedade? E o que os vizinhos estão dizendo é realmente verdade?
Você pode usar nosso guia rápido para verificar o tipo de solo para descobrir qual solo você tem. Isso permite que você veja o quão confortável certas plantas ou o gramado se sentem em seu solo.

Que tipos de solo existem?

Os solos são feitos de matérias-primas muito diferentes, ou seja, rochas, e foram formados ao longo de milhares de anos. O clima, as temperaturas, o movimento da água e a entrada de pó de rocha e materiais orgânicos deixaram sua marca. Cada andar é único devido à sua história individual de origem. No entanto, para a comparabilidade dos solos é importante classificá-los – em tipos de solo.
Os tipos de solo são baseados nos diferentes tamanhos de grãos que ocorrem em um solo. Então, eles refletem quantas partículas muito pequenas, médias ou muito grandes compõem o solo. As partículas do solo podem ter um tamanho muito menor que um mícron ou até mais de 20 cm.

Argila
Argila

Os diversos tamanhos de grãos são agrupados em frações, ou seja, grupos com tamanhos de grãos semelhantes, e são chamados de areia, silte e argila. A areia é o grão mais grosso, o lodo é o grão médio e a argila é o grão mais fino. O tipo de solo depende da proporção em que esses três componentes do solo são misturados. O triângulo do tipo de solo é uma ferramenta útil para se ter em mente.

Dica: A argila não é uma fração de tamanho de grão separada. Margas são solos que combinam todos os três tamanhos de grão em proporções semelhantes. Grosso modo, a loma consiste em proporções semelhantes de areia, lodo e argila. São considerados solos particularmente férteis. Por outro lado, solos que consistem principalmente de um tamanho de partícula são classificados como desfavoráveis ​​para o crescimento das plantas.

Fundo de areia

As areias podem ser encontradas no canto inferior esquerdo do triângulo do tipo de solo. Solos com uma alta proporção de areia são muito permeáveis ​​à água devido ao seu tamanho de grão principalmente grosso, de modo que dificilmente podem armazenar água. No entanto, o alagamento quase nunca ocorre em tais solos.

Os solos arenosos são muito bem arejados e o oxigênio pode penetrar facilmente entre os grãos grosseiros de areia. As raízes das plantas podem facilmente criar raízes em solo arenoso e os microrganismos que respiram ar também se sentem extremamente confortáveis ​​aqui. Os microrganismos muito ativos decompõem rapidamente os resíduos orgânicos no solo, mas infelizmente quase não há húmus. Devido ao teor de húmus geralmente baixo, os solos arenosos são pobres em armazenar nutrientes e geralmente são considerados pobres em nutrientes.
No entanto, solos arenosos são fáceis de trabalhar, porque a areia não gruda uma na outra ou nas ferramentas de jardim. Além disso, não fica pesado quando chove porque dificilmente absorve água. Quando se fala em solos leves, sempre se refere a solos arenosos.

Terra
Terra

Solos arenosos têm um pH instável e são facilmente afetados por calcário e ácidos.
As areias incluem as areias puras, areias argilosas e areias lodosas. Solos muito arenosos podem ser encontrados na Alemanha, por exemplo, na charneca de Lüneburg e em toda a Heidekreis, onde foram formados a partir da morena final das geleiras da última era glacial.

A propósito: Devido à sua baixa capacidade de armazenamento, os solos arenosos devem ser adubados e regados regularmente, mas em pequenas doses.

solo de lodo

Os lodos são mostrados na parte superior do triângulo do tipo de solo. Devido ao seu tamanho de grão médio, o silte também está em suas propriedades no meio entre a argila e a areia. O tamanho dos poros do lodo é particularmente favorável para o crescimento das plantas: os espaços entre as partículas individuais do solo são de um tamanho que absorve bem a água, semelhante a uma esponja. No entanto, como os poros também não são muito pequenos, eles liberam a água sem muita resistência, por exemplo, quando as raízes das plantas criam pressão negativa para absorver a água. Por esta razão, os solos lodosos são frequentemente locais particularmente bons para as plantas e desenvolvem-se nos campos, prados e paisagens naturais mais férteis. Semelhante aos solos argilosos, os solos siltosos fornecem um habitat satisfatório para os microrganismos e também tendem a acumular muito húmus.

Os siltes incluem os siltes arenosos, siltes argilosos e siltes argilosos.
Os lodos argilosos férteis podem ser encontrados, por exemplo, no sopé dos Alpes ao redor de Memmingen, na Baviera.

A propósito: Infelizmente, o lodo corre o risco de ser soprado quando está seco devido ao seu baixo nível de adesão. Um solo de lodo deve, portanto, sempre ser plantado e nunca ficar em pousio.

Argilas

As argilas podem ser encontradas no triângulo do tipo de solo no canto inferior direito. As partículas de argila são a menor fração granular encontrada no solo. Qualquer coisa menor que 0,002 mm é considerada argila. Devido ao seu pequeno tamanho de grão, a argila também tem apenas poros minúsculos entre as partículas, que retêm muita água. No entanto, a água também vai segurar com tanta força que a maioria das plantas dificilmente pode usá-la. Os minerais de argila são capazes de encolher e inchar. Quando eles aspiram água, quase não resta ar em um solo argiloso. Quase não há aeração do solo em solos muito argilosos, que muitas plantas e microorganismos não toleram bem.

Material organico
Material organico


Além da água, os minerais argilosos também podem armazenar muito bem alguns nutrientes e, portanto, muitas vezes são ricos em nutrientes. Como a argila absorve muita água, depois gruda e fica extremamente dura quando seca devido ao encolhimento, é difícil trabalhar com ela. Quando se fala em solos pesados, isso significa um solo rico em argila.
Solo muito argiloso inibe a formação de húmus, porque solo argiloso puro é muito inóspito para microorganismos e outros organismos do solo. Uma boa proporção de argila no solo também pode estabilizar o húmus, porque os minerais argilosos formam os chamados “complexos argila-húmus” com moléculas de húmus, que são muito difíceis de quebrar e tornam o solo extremamente fértil.

Os solos argilosos têm um pH muito estável e são apenas muito lentamente afectados pela cal ou ácidos. Os solos argilosos incluem argilas de silte e argilas argilosas.
A argila de silte, por exemplo, pode ser encontrada em grandes áreas em ambos os lados do Elba em toda a rota do Mar do Norte a Hamburgo – não é de admirar que a fruticultura esteja florescendo lá, porque muitas árvores frutíferas adoram solo argiloso.

A propósito: embora a argila possa armazenar muita água, as plantas não podem necessariamente usar essa água. Para poder cultivar plantas diferentes, o solo argiloso pesado geralmente precisa ser misturado com areia. Se as plantas forem cultivadas em solo argiloso, é particularmente importante garantir o acúmulo de húmus ou usar terra e composto de alta qualidade para vasos.

Barro

Os barros estão localizados no centro do triângulo do tipo de solo. Eles são uma boa mistura de lodo, areia e argila. Suas propriedades são consideradas particularmente favoráveis ​​para muitas plantas, porque elas têm tudo de “medíocre” à sua disposição: armazenam uma quantidade moderada de água, grande parte da qual também pode ser bem aproveitada pelas plantas. Com a ajuda do manejo correto do húmus , eles oferecem um alto potencial para construir muito húmus fértil. Solos argilosos podem armazenar muitos nutrientes e umidade em seu teor de argila e também no húmus e, portanto, geralmente são ricos em nutrientes. A boa aeração do solo também é garantida com um teor de areia de pelo menos 30%.
No entanto, solos argilosos podem ser difíceis de trabalhar devido à sua propriedade de armazenar muita água e cimentar-se juntos.

Os francos incluem francos arenosos, francos normais e francos argilosos.
A argila normal pode ser encontrada, por exemplo, na antiga paisagem de morenas da Suábia-Baviera em torno de Munique, e permite uma agricultura florescente lá.

Dica: Diferença entre tipos de solo e tipos de solo
Os termos tipo de solo e tipo de solo são frequentemente usados ​​como sinônimos. No entanto, o tipo de solo refere-se apenas ao solo superficial, ou seja, a parte do solo com maior penetração de raízes. O tipo de solo, por outro lado, contém uma variedade de outras informações, nomeadamente sobre a “génese do solo”, ou seja, a formação do solo. Nomes que soam pouco familiares como Rigosol, Gley, Anmoorgley, Pseudogley, Parabraunerde, Reductosol, Ranker ou Schwarzerde incluem o material básico do solo para os cientistas do solo. Além disso, fornecem informações sobre seu estado de desenvolvimento e, portanto, sua idade e os horizontes do solo que contém.

Determinar o tipo de solo: teste do dedo no solo

O teste de dedo é uma maneira simples e surpreendentemente confiável de determinar o tipo de solo. Quanto mais solos diferentes você tiver em suas mãos, mais confiável será a avaliação. Para poder interpretar o teste do dedo, deve-se conhecer as propriedades dos 3 tamanhos de grão:

  • A areia parece granulada, áspera e áspera. Não gruda nas ranhuras dos dedos.
  • O lodo parece aveludado e dificilmente é coeso. Quando você espalha lodo, a superfície manchada não brilha. O lodo gruda fortemente nas ranhuras dos dedos.
  • A argila é pegajosa ao toque e altamente coesa. É por isso que é fácil de moldar. Quando você mancha argila, ela dá uma superfície manchada brilhante.

Realize o teste do dedo: instruções passo a passo

  • Retirar uma amostra de solo: Para isso, colher amostras distribuídas por toda a área examinada. O solo de uma profundidade de 5 a 20 cm é adequado para a amostra. Descarte os 5 cm superiores de cada amostra, pois pode estar muito contaminado com matéria orgânica e detritos vegetais. Misture bem todas as amostras em um balde.
  • Umidade definida: A amostra misturada deve ter um nível de umidade médio, ou seja, não deve estar nem úmida nem seca. Fala-se em “umidade da cultura” porque o teor de água parece ser adequado para as plantas. Espalhe o solo que estiver muito úmido e deixe secar um pouco, umedeça o solo que estiver muito seco com um borrifador.
  • Amostra 1 – amostra em rolo : Para isso, uma parte da amostra do tamanho de uma noz é amassada firmemente na mão. Em seguida, é desenrolado na palma da mão como massa de modelar em um rolo da espessura de um lápis.
observaçãoInterpretação
A amostra não pode ser lançadaA base do solo é areia
A amostra rola apenas uma vez, desmorona quando rolada repetidamenteA base do solo é lodo
A amostra pode ser repetidamente desenrolada e amassadaA base do piso é de barro
  • Amostra 2 – Amostra de fricção : Um punhado da amostra é considerado.
TesteobservaçãoInterpretação
Esfregue a amostra entre os dedosO piso parece principalmente áspero / arranhadoAlta proporção de areia
O chão parece especialmente aveludadoAlta proporção de lodo
Acima de tudo, o chão parece gordurosoConteúdo de tom alto
O chão parece indefinidamente granulado e gorduroso e aveludadoSolo misto/solo argiloso
  • Amostra 3 – Comparação Visual e Amostra de Adesão : Um punhado da amostra é considerado para esta finalidade.
TesteobservaçãoInterpretação
Olhe para a amostra, mova-a em sua mãoGrãos visíveisconter areia
A poeira fina gruda nas ranhuras dos dedosconter lodo
o chão é muito escuroContém uma quantidade relativamente grande de húmus

O teste do dedo é propenso a erros em certos casos:

  • Estima-se que amostras muito secas sejam mais granuladas/arenosas
  • Estima-se que amostras muito úmidas sejam mais coesas/argilosas
  • Solos altamente húmicos são mal avaliados porque o húmus “media” tanto solos leves quanto pesados: teores de argila e areia são então estimados muito baixos e teores de lodo são estimados mais altos.

Para aqueles que não confiam em sua própria avaliação do tipo de solo ou precisam de mais informações sobre o próprio solo do jardim, os laboratórios especializados, como o Raiffeisen Laboratory Service, oferecem uma boa alternativa, mas é claro que não são gratuitos. Além do tipo de solo, uma análise do solo também determina o valor do pH e o teor de alguns nutrientes.

O húmus pode interferir um pouco na análise do solo, mas serve como um reservatório de nutrientes e água no solo e afrouxa a estrutura para que as raízes das plantas cresçam melhor. É alimento para os organismos do solo e um componente crucial dos solos férteis. Cada tipo de solo é melhorado aumentando o teor de húmus – razão suficiente para usar nosso guia para corrigir o manejo de húmus para aumentar o teor de húmus do solo do seu próprio jardim!