Como plantar ervilhas em seu jardim

bastões de ervilhas

As ervilhas são um clássico entre os vegetais que também podem ser cultivados em sua própria horta. Mas as ervilhas exigem muito cuidado e atenção.

Na Alemanha, o vegetal clássico é geralmente importado de países distantes – o cultivo das ervilhas ricas em proteínas também é possível aqui sem problemas e o sabor fresco é obviamente melhor. A ervilha ( Pisum sativum ) é uma das plantas cultivadas mais antigas e originária da Ásia Menor, onde foi cultivada há vários milhares de anos. Mostraremos como você pode cultivar com sucesso a popular planta de ervilha em seu próprio jardim.

Cultivo de ervilhas: o local certo

Basicamente, pode-se dizer que as plantas de ervilha exigem menos do local do que muitos outros tipos de vegetais. A planta cresce bem em um local ensolarado. Mas mesmo um local semi-sombreado não é problema.Ao escolher um local, você ainda deve olhar mais de perto o solo. Para um enraizamento ideal, isso não deve ser muito pesado, mas húmus e profundo. 

As ervilhas também preferem solos com alto teor de cal e potássio – portanto, não escolha solos muito ácidos. Um ponto que você definitivamente deve ter em mente é a rotação de culturas ao cultivar ervilhas. O vegetal é incompatível consigo mesmo, razão pela qual você deve considerar uma pausa no cultivo de 6 anos. O mesmo se aplica a outras leguminosas, como feijão ou trevo.

brotos de ervilhas
brotos de ervilhas

Você deve considerar estes pontos ao escolher o local certo para as ervilhas:

  • Lugar semi-sombreado a ensolarado
  • Húmus e solo profundo
  • Boa oferta de cal e potassa
  • Interrupção do cultivo de 6 anos após o último cultivo de ervilha

Semeie ervilhas e multiplique-as você mesmo

A semeadura de ervilhas em todas as suas variações (ervilhas de trigo, ervilhas de corda, ervilhas de açúcar, ervilhas forrageiras) geralmente é feita diretamente ao ar livre e requer pouco esforço. A partir do final de março, semeie as ervilhas a cerca de 5 cm de profundidade no solo. Para fazer isso, mantenha uma distância de 5 a 10 cm entre as plantas e um espaçamento entre linhas de 40 cm. No caso das ervilhas rugosas, só deve começar a semear a partir de abril, quando as temperaturas são um pouco mais elevadas.

Plantando ervilhas: o caminho ao ar livre

Em regiões mais frias você também pode preferir as ervilhas no peitoril da janela. A partir de março, semeie as ervilhas a cerca de 5 cm de profundidade em vasos de sementes e plante as plantas jovens ao ar livre em abril.

Cuidando bem das ervilhas

Assim que as temperaturas sobem na primavera, as ervilhas crescem tão rápido que você mal consegue acompanhar e produzir muitas flores, que mais tarde se transformam em saborosas leguminosas. Apesar do cultivo de ervilhas supostamente fácil, você deve considerar algumas dicas de cuidados.

regando ervilhas

As ervilhas geralmente não precisam de muita água. Portanto, é melhor regar menos do que demais. Se você regar demais a planta, ela pode morrer com o tempo. No calor duradouro do verão, você ainda deve se certificar de regá-lo regularmente.

ervilhas maduras
ervilhas maduras

Fertilize ervilhas

A popular ervilha pertence à família das leguminosas ( Fabaceae ), que, além de ser útil como vegetal, também enriquece o solo com nitrogênio (leguminosas). Isso garante que o uso de fertilizante adicional não seja necessário para as ervilhas. Uma estrutura de solo solta, que você pode conseguir capinando regularmente o solo, é mais importante do que o fornecimento de nutrientes adicionais. Além disso, capina também remove ervas daninhas impopulares do canteiro.

Fornecer ervilhas com um auxílio de escalada

Tal como acontece com a maioria das leguminosas, também é uma boa ideia configurar um auxiliar de escalada na forma de galhos para a ervilha. A maioria das variedades de ervilha crescem até uma altura máxima de 80 cm, então galhos de mato ou aveleira são suficientes para estabilização. Insira os ramos no espaço entre as plantas quando atingirem uma altura de alguns centímetros.

Ao cuidar de plantas de ervilha, você deve prestar atenção às seguintes dicas:

  • É melhor regar menos do que demais
  • Nenhuma fertilização necessária devido à sua própria fixação de nitrogênio
  • Uma treliça feita de galhos serve de suporte

Variedades e variações de ervilha

A ervilha tem um grande número de variações e variedades diferentes para oferecer para o cultivo em seu próprio jardim. Selecionamos uma pequena seleção para você:

Ackererbsen Pisum sativum  L. convar. speciosum (Dierb.) Alef.)

As ervilhas de campo também são conhecidas como ervilhas de campo ou ervilhas de campo. O alto teor de proteína (20-25% de matéria seca) é adequado para alimentação animal:

  • Alvesta: Nova variedade com alto rendimento de grãos e muita proteína.
  • Respeito: Excelente variedade com bom crescimento; alto rendimento com muita proteína.

Markerbsen Pisum sativum L.  convar.  medullare Alef. )

As ervilhas rugosas são geralmente processadas pela indústria devido ao seu bom gosto. Para o seu próprio jardim, recomendamos:

  • Vitara : Uma boa variedade para cultivar no seu próprio jardim; longo tempo de colheita, bom rendimento e muito resistente ao Fusarium e ao oídio.
  • Grandera : A variedade de ervilha Grandera cresce de forma bastante robusta e raramente sofre de doenças; produtivo e particularmente saboroso.
  • Markana : Variedade robusta com crescimento compacto e estável; não requer ajuda de escalada; sabe bem.
ervilhas congeladas
ervilhas congeladas

Palerbsen ( Pisum sativum L.  convar.  Sativum )

As ervilhas claras são geralmente secas após a colheita e depois cozidas:

  • Muito início de maio : Ervilha de casca extremamente precoce com bom aroma e bom rendimento.
  • Kleine Rheinländerin : Variedade tradicional e robusta com maturidade média a precoce; vagens verdes profundas com grãos bastante exuberantes.
  • Early Harzerin : Variedade precoce e comprovada com crescimento robusto.

Zuckererbsen ( Pisum sativum L.  convar.  axiphium Alef. )

Os snaps de açúcar não têm camada de pergaminho na vagem, e é por isso que eles também são conhecidos como ervilhas e são particularmente macios e deliciosos:

  • Ambrosia : Variedade alemã bem conhecida com vagens carnudas; aroma muito bom e alto rendimento.
  • Normand médio-alto : variedade de maturação precoce com vagens verdes claras.
  • Norli : Uma nova variedade; cresce muito compacto; ideal para varanda ou terraço; bom rendimento e bom aroma.
  • Vroege Hendriks : Variedade precoce; perfeito para crescer em jardins alemães.

Colha as ervilhas corretamente

No início do ano é a época da colheita da ervilha . O tempo de colheita depende da variedade e difere em várias semanas. Enquanto as ervilhas amarelas podem ser colhidas a partir de maio, a colheita de tutano e ervilhas sacarinas começa em junho. Verifique os estoques regularmente para espécimes maduros. Eles reconhecem as leguminosas maduras:

  • Ervilhas táteis nas vagens
  • Ervilhas-de-cheiro maduras com um comprimento de vagem superior a 5 cm

Se as ervilhas aparecerem, você não deve esperar mais e colhê-las imediatamente. Caso contrário, as ervilhas podem amadurecer demais e ter um sabor farinhento em vez de doce.

Use, congele e armazene ervilhas

Se você colher gradualmente as ervilhas frescas, é melhor prepará-las frescas. Mostraremos como você pode usar os vegetais ricos em proteínas e a melhor forma de armazená-los se não conseguir comê-los frescos.

ervilhas secas
ervilhas secas

Use ervilhas com vagens

As ervilhas de açúcar, também conhecidas como ervilhas de açúcar, são o único tipo que pode ser comido com uma vagem. De fato, botanicamente, a ervilha não é uma vagem real, como muitas vezes se pensa, mas uma leguminosa. Recomendamos não deixá-los amadurecer por muito tempo, caso contrário, eles podem ficar fibrosos. Escaldar em água ou selar em uma panela é ideal para a preparação.

Descasque as ervilhas das vagens

Em contraste com o mangetout, não é costume comer as vagens de ervilhas e pêra. Você deve, portanto, descascar as ervilhas antes de prepará-las: Remover as ervilhas das vagens é rápido e fácil. Você pode então compostar as vagens.

Armazene as ervilhas com e sem vagens corretamente

Ervilhas secas:

Um método clássico e que economiza tempo para fazer as ervilhas durarem mais é secar as ervilhas. Em princípio, apenas as ervilhas de tutano e ameixa são secas, pois as vagens não são comidas. Existem vários métodos de secagem: Você pode armazenar as vagens fechadas após a colheita até que as ervilhas sequem por dentro.

No entanto, é melhor remover as ervilhas da vagem e deixá-las secar ao ar por alguns dias. Se quiser um pouco mais rápido, você também pode colocar as ervilhas no forno em fogo baixo (50°C) por algumas horas. Por fim, coloque as ervilhas secas em uma jarra e feche bem.

Congelando Ervilhas:

O congelamento é muito adequado para todos os tipos de ervilhas para manter os vegetais frescos e verdes por meses. Primeiro, escalde brevemente as ervilhas em água fervente e depois lave-as. Eles podem então ser congelados em um saco de congelação ou outro recipiente.

broto de ervilhas
broto de ervilhas

Cozinhe as ervilhas:

Uma maneira fácil de armazenar ervilhas é enlatá-las. Para isso, proceda da seguinte forma: Enxágue e ferva um frasco de pedreiro incluindo a vedação de borracha adequadamente para que não haja contaminação. Despeje as ervilhas frescas no frasco, adicione água e feche bem. Agora ferva as ervilhas em uma jarra a 100 ° C por cerca de 2 horas. Você pode usar uma panela de pressão ou um banho-maria no forno. Uma grande desvantagem do enlatamento em comparação com o congelamento é a perda de frescor das ervilhas. No entanto, o método é adequado para tornar os vegetais duráveis ​​por vários meses.

Um retrato de ervilhas: cultivo e variedades

A ervilha de casca fica melhor em sopas tradicionais. Mostraremos a variedade de variedades e como o cultivo é bem-sucedido.

A ervilha de casca ( Pisum sativum subsp. sativum ), também conhecida como ervilha pálida, é embalada com amido. O milagre do amido entre as ervilhas é particularmente adequado para cozinhar. As ervilhas de casca são mais conhecidas da cozinha da vovó de uma sopa de ervilha picante.

É verdade que as ervilhas de casca podem ser colhidas mais cedo e os grãos verdes claros podem ser preparados como as ervilhas clássicas , mas a força desta variedade está na secagem. Porque as ervilhas de casca podem ser bem secas e podem até ser armazenadas por vários anos em um local de armazenamento adequado.

As ervilhas de casca são cultivadas como outras ervilhas. É melhor começar a semear no final de março até o início de abril. As plantas pequenas também toleram leves graus negativos. Um auxiliar de escalada é particularmente útil para as variedades mais vigorosas, mais altas e não estáveis. Aqui você pode usar um andaime pronto da loja de ferragens. Se você quiser deixar sua criatividade correr solta, muitas outras construções também são possíveis. Com o bambu, você tem um material de construção flexível e que cresce novamente. Os rebentos oblongos da avelã também são ideais para a construção de uma estrutura.

Em geral, as ervilhas de casca não precisam ser fertilizadas adicionalmente. Eles pertencem às leguminosas e ligam nitrogênio na área da raiz. 

Se você semear cedo, as primeiras vagens da ervilha enrugada podem ser colhidas a partir do final de junho. Quando totalmente maduros, a maioria dos grãos é lisa e verde-acastanhada. Se você colher algumas semanas antes, os grãos são verdes e podem ser preparados como ervilhas enrugadas. Uma vez que eles já têm uma proporção maior de amido do que as ervilhas enrugadas neste momento, eles podem ter um sabor levemente farinhento.

Variedades de ervilhas com casca

Este tipo de ervilha é cultivada de forma semelhante a outras variedades de ervilha. No entanto, as ervilhas são usadas em sopas saudáveis. Se as ervilhas de casca forem colhidas mais cedo do que o habitual, elas podem ser processadas de maneira semelhante às ervilhas enrugadas. Devido ao maior teor de amido, o sabor é ligeiramente farinhento.

  • Início de Maio : Ervilha de casca muito, muito precoce, com bom sabor e rendimento decente.
  • Blauschwokker : Variedade bem testada e tradicional da Holanda; variedade visualmente muito marcante com vagens violetas; crescimento robusto e saudável; bom rendimento e sabor.
  • Feltham First : Variedade muito precoce com vagens verde-escuras e hábito compacto; também pode ser cultivada sem auxílio de escalada; bom gosto; Feltham First é um desenvolvimento da variedade tradicional “Kleine Rheinländerin”.
  • Early Harzerin : Variedade muito precoce e comprovada com crescimento robusto.
  • Germana : Variedade médio-precoce que é particularmente produtiva e, portanto, muito valorizada; também muito bom de sabor.
  • Kleine Rheinländerin : Variedade comprovada e robusta com maturidade média precoce; vagens verde-escuras com grãos bastante grandes.
  • Primavil : Variedade de alto rendimento que pode começar a colher muito cedo.

pragas e doenças

Se você deseja cultivar ervilhas em seu próprio jardim, não precisa se preocupar muito. O número de pragas e doenças é limitado. As doenças fúngicas Fusarium e oídio são comuns. A mariposa da ervilha ( Cydia nigricana ) infesta a planta e põe seus ovos na parte inferior da folha.