Crisântemos – Como plantar e cuidar

Crisântemos 

Os crisântemos de outono são o complemento ideal para o jardim, porque garantem flores no final do ano: o período de floração dos crisântemos de outono pode se estender até novembro.

Flores de outono como o crisântemo de outono ( híbrido de Chrysanthemum indicum ) não apenas adicionam cor ao jardim, mas também atraem insetos. Eles são gratos pela fonte de alimento no final do ano. Você pode ler mais sobre as características e requisitos do crisântemo de outono abaixo. Apresentamos também as mais belas variedades.

Crisântemos de outono: origem e características

Os crisântemos de outono também são frequentemente chamados de ásteres de inverno. Eles pertencem à mesma família, ou seja, a família das margaridas (Asteraceae). A planta herbácea perene tem suas origens no leste da Ásia. Principalmente híbridos de Chrysanthemum indicum estão disponíveis comercialmente. Essas formas cultivadas puras são descendentes das espécies encontradas no leste da Ásia até o Japão.

Flores de Crisântemos 
Flores de Crisântemos 

O crescimento do crisântemo de outono é caracterizado por uma forma esférica. Dependendo da variedade, atinge uma altura de 50 a 120 centímetros. As folhas verde-escuras, profundamente entalhadas, que têm um aroma aromático, ficam nas partes escassamente peludas da planta perene espessa acima do solo. Muitas vezes são pouco visíveis quando a planta está em flor, pois estão completamente cobertas pelas flores em forma de taça. Estes se formam a partir de floretes de raios e flores tubulares, com as variedades duplas contendo mais fileiras de floretes de raios.

As perenes com flores muito duplas têm mais um propósito como planta ornamental e como uma bela flor de corte. Se você também deseja que os insetos desfrutem de suas plantas, escolha variedades com flores não duplas. O espectro de cores das florzinhas dos raios é amplo. A maioria das variedades tem alguma tolerância ao gelo, mas não é confiável.

Por quanto tempo os crisântemos de outono florescem? Devido ao início diferente do período de floração, os crisântemos de outono podem ser divididos em variedades de floração precoce, intermediária e tardia. As variedades de floração precoce podem ter suas primeiras flores já em junho, as meio-precoces a partir de agosto ou setembro e as variedades mais recentes começam a florescer em outubro. O final do período de floração para a maioria das variedades é em novembro.

Crisântemos em um jardim
Crisântemos em um jardim

As mais belas variedades de Chrysanthemum indicum

Abaixo apresentamos quatro variedades especiais de crisântemo de outono, que são híbridos de Chrysanthemum indicum . Todos eles têm resistência suficiente ao inverno até cerca de – 17 ° C em nossas latitudes.

  • ˈFog Roseˈ: A característica especial da variedade ˈFog Roseˈ são as encantadoras flores rosa-prateadas. Eles são densamente preenchidos e desdobram lentamente suas florzinhas de raios quando florescem. Com uma altura de cerca de 100 a 120 cm, a variedade também é adequada como flor de corte.
  • ˈPoestryˈ: Esta variedade amiga das abelhas é adornada com flores inicialmente brancas cremosas e depois brancas puras de outubro a novembro. As flores perfumadas são semi-duplas e muito indicadas para o vaso devido à sua permanência. A planta cresce até cerca de 100 cm.
  • ˈApricotˈ: As flores cheias e cor de damasco da variedade ˈApricotˈ já encantam a partir de julho. A variedade vigorosa carrega as flores até novembro. Também pode ser usada como flor de corte e cresce até cerca de 70 a 90 cm.
  • ˈBienchenˈ: Esta variedade é um toque de cor muito especial para cada jardim. Suas flores de pompom amarelo-dourado com centro marrom-alaranjado podem ser vistas a partir do final de setembro.

Plantar crisântemos de outono

O crisântemo de outono prefere um local ensolarado e protegido do vento, com um substrato permeável, rico em nutrientes e calcário. O crisântemo de outono corre o risco de congelar em locais com solo muito rico em nutrientes e úmido que tende a encharcar. As épocas adequadas para plantar a perene são na primavera ou no outono após o final do período de floração. Os crisântemos não são colocados mais fundo do que estavam no pote antes. As plantas perenes são melhor plantadas individualmente, então elas podem se desenvolver melhor e parecer mais bonitas.

Crisântemos rosas
Crisântemos rosas

O crisântemo indicum também pode ser cultivado em vasos. Para isso, a planta adquirida deve ser transplantada para um vaso bem maior, que idealmente tenha uma opção de drenagem para o excesso de água de irrigação. Um solo de alta qualidade para vasos que cubra as necessidades nutricionais de seus crisântemos de outono é adequado como substrato. 

Dica: Ao plantar, é aconselhável usar um pouco de calcário, se necessário, para preparar o solo para os crisântemos. A calagem é particularmente recomendada para solos bastante ácidos, porque os crisântemos não podem absorver efetivamente os nutrientes do solo se as condições forem muito ácidas. Além disso, a cal melhora a estrutura do solo e, portanto, também a penetração das raízes e a permeabilidade à água do solo.

O cuidado certo

Para manter seus crisântemos de outono em boa forma, existem alguns cuidados a serem seguidos.

Regue os crisântemos de outono: A umidade perene deve ser evitada com as perenes: faça um teste de dedo antes de regar novamente.

flor de Crisântemos 
flor de Crisântemos 

Aparar, cortar e dividir: Aparar regularmente todas as flores desbotadas durante o período de floração ajudará o crisântemo de outono a formar mais botões. Recomenda-se também dividir o porta-enxerto da perene a cada dois ou três anos para obter plantas mais vitais ou propagá-las.

Fertilize crisântemos de outono: Com a fertilização, que desempenha um papel importante na cultura em vasos, as plantas podem ser abastecidas com os nutrientes necessários de março a setembro. Um fertilizante em forma granular pode ser usado na cama. Um fertilizante líquido que é administrado sobre a água de irrigação é o mais adequado para o vaso. 

Cuidados após a floração: Quando os crisântemos do outono estiverem murchos, é aconselhável deixar a planta com seus brotos murchos durante o inverno, pois eles servem como uma proteção natural contra a geada. Na primavera, a planta perene pode ser cortada no chão antes de um novo crescimento.

O crisântemo indicum é resistente?

No mercado existem principalmente híbridos de Chrysanthemum indicum que são atribuídos à zona de resistência ao inverno Z7. Isso significa que eles toleram temperaturas de cerca de -12 ° C a -17 ° C. Entre as diferentes variedades também existem plantas menos resistentes. Por isso você deve pesquisar e escolher com cuidado na hora de comprar. Se seus crisântemos de outono não foram plantados até o outono, eles precisam absolutamente de proteção no inverno. O disco radicular da planta pode ser protegido cobrindo-o com os brotos cortados, murchos, galhos de agulha ou palha. Alternativamente, também é adequado um velo de jardim respirável, com o qual a perene é coberta.

Os crisântemos de outono são venenosos?

Sim, se você tem animais de estimação, deve estar ciente de que os crisântemos são muito venenosos para gatos, cães, roedores, mas também para animais de pasto. Todas as partes da planta podem causar sintomas graves de envenenamento.

Na verdade, existem crisântemos comestíveis ( Glebionis coronaria ) que, ao contrário da maioria das espécies de crisântemos, são seguros para serem consumidos por humanos. No caso de Chrysanthemum indicum , entretanto, a ingestão de partes da planta por crianças ou adultos deve ser evitada por precaução, mesmo que não haja evidências claras de sua toxicidade para humanos.