Qual a diferença entre cátions e ânions?
Cátions e ânions são tipos de íons, que são átomos carregados eletricamente formados quando átomos perdem ou ganham elétrons. A diferença entre cátions e ânions está na carga elétrica que possuem:
Cátions são íons positivos, formados quando átomos perdem elétrons, ficando com mais prótons do que elétrons. Exemplos de cátions incluem Na+ (sódio) e K+ (potássio) .
Ânions são íons negativos, formados quando átomos ganham elétrons, ficando com mais elétrons do que prótons. Exemplos de ânions incluem Cl- (cloro) e S2- (enxofre) .
Os cátions e ânions se atraem mutuamente devido às cargas elétricas opostas, formando ligações iônicas, que são ligações químicas muito fortes. Essas ligações iônicas são responsáveis pela formação de compostos iônicos, que geralmente são sólidos e quebradiços, com altos pontos de fusão e ebulição, e melhor solvente água.
Cátions | Ânions |
---|---|
Positivamente carregados | Negativamente carregados |
Perdem elétrons | Ganham elétrons |
Exemplo: Na+ (sódio) | Exemplo: Cl- (cloro) |
Como formam-se cations e anions?
Cations e anions são íons formados quando átomos perdem ou ganham elétrons, respectivamente. Os cations são íons positivos, formados pela perda de elétrons por átomos neutros, enquanto os anions são íons negativos, formados pelo recebimento de elétrons por átomos neutros.
A formação de cations e anions ocorre principalmente através de processos químicos, como a ionização. A ionização é uma reação química em que energia suficiente é colocada para retirar um ou mais elétrons da camada eletrônica de um átomo.
Os metais, por exemplo, possuem baixa energia de ionização, o que significa que têm grande tendência a perder elétrons e se tornarem cations. Alguns exemplos de cations e anions incluem:
- Cations monopositivos: H+, Li+, Na+, K+, Rb+, Cs+, Fr+;
- Cations dipositivos: Be+2, Mg+2, Ca+2, Sr+2, Ba+2, Ra+2;
- Cations tripositivos: Al+3, B+3;
- Anions: F-, Cl-, Br-, I-, O2-, S2-;
Os cations e anions se atraem mutuamente devido às cargas elétricas opostas, formando estruturas cristalinas bem ordenadas geometricamente em compostos iônicos.
Quais são os exemplos de cations e anions?
Em português do Brasil, os cátions e ânions são íons com cargas elétricas opostas. Os cátions são íons com carga positiva e os ânions são íons com carga negativa. Aqui estão alguns exemplos de cátions e ânions: Cátions:
- Na+: íon de sódio;
- Ca2+: íon de cálcio;
- Mg2+: íon de magnésio;
- Al3+: íon de alumínio;
Ânions:
- F-: íon de flúor;
- Cl-: íon de cloro;
- Br-: íon de bromo;
- I-: íon de iodo;
- O2-: íon de oxigênio;
- S2-: íon de enxofre;
Os cátions e ânions podem ser classificados de acordo com o valor de carga adquirido. Por exemplo, os íons simples são classificados como monovalentes, divalentes, trivalentes e tetravalentes, dependendo do número de elétrons perdidos ou recebidos.
Como cations e anions afetam a solubilidade de substâncias?
Cátions e ânions afetam a solubilidade de substâncias devido às interações eletrostáticas entre eles. Quando os sais se dissolvem em água, eles sofrem dissociação, liberando cátions e ânions.
A solubilidade dos sais é uma propriedade física que indica a capacidade que um solvente, como a água, tem de dissolver um soluto. A solubilidade dos sais em água pode ser classificada em duas categorias principais:
- Sal solúvel: É o sal que apresenta boa capacidade de se dissolver em água, resultando em uma solução homogênea. Um exemplo é o cloreto de sódio (NaCl).
- Sal praticamente insolúvel: É um sal cuja capacidade de dissolução em água é tão pequena que, mesmo após a dissolução, há uma baixa quantidade de íons presentes na solução.
A solubilidade dos sais depende das interações intermoleculares e da temperatura. A presença de água em sua estrutura cristalina também pode influenciar a solubilidade dos sais.
Em resumo, cátions e ânions afetam a solubilidade de substâncias devido às interações eletrostáticas entre eles e à capacidade de dissolução dos sais em água.
A solubilidade dos sais pode ser influenciada por fatores como a temperatura, a presença de água na estrutura cristalina e as interações intermoleculares.
Está gostando? Leia também: