Qual a diferença entre losartana potássica e olmesartana medoxomila?
A losartana potássica e a olmesartana medoxomila são dois medicamentos utilizados para tratar hipertensão arterial e podem ser encontrados em diferentes medicamentos, como Cozar (losartana) e Benicar (olmesartana). Ambas as medicações são inibidores do receptor da angiotensina II (iAR2), mas apresentam algumas diferenças:
Efeitos: A losartana potássica pode ser um pouco mais eficaz em termos de efeito anti-hipertensivo do que a olmesartana medoxomila, mas a diferença é pequena e pode variar de acordo com o paciente.
Efeitos colaterais: A losartana potássica tem um perfil de efeitos colaterais ligeiramente diferente da olmesartana medoxomila, sendo geralmente bem tolerada.
Dosagem: A dosagem recomendada para a losartana potássica é de 50 mg uma vez por dia, podendo ser aumentada para 100 mg/dia, caso isso seja necessário. Já a olmesartana medoxomila é administrada em doses que variam de 10 a 40 mg/dia.
Ambos os medicamentos são eficazes para tratar a hipertensão arterial, mas a escolha entre eles pode depender de fatores como a resposta individual ao medicamento, os efeitos colaterais e a conveniência da dosagem. É importante consultar um médico para determinar qual medicamento é mais adequado para cada caso específico.
Losartana Potássica | Olmesartana Medoxomila |
---|---|
Cai na classe dos antagonistas dos receptores de angiotensina II (ARA II) | Também cai na classe dos antagonistas dos receptores de angiotensina II (ARA II) |
Desenvolvida pela Merck Sharp & Dohme (MSD) | Desenvolvida pela Sankyo e posteriormente licenciada para a Schering-Plough (atual Merck) |
Pode ser usada para tratar hipertensão arterial, insuficiência ventricular esquerda e outras condições | Pode ser usada para tratar hipertensão arterial e outras condições, como a nefrite diabética |
Atua bloqueando os efeitos da angiotensina II, um hormônio que aumenta a pressão arterial e a retenção de sódio | Atua de maneira semelhante, bloqueando os efeitos da angiotensina II |
Possui efeitos colaterais, como fadiga, dores articulares, dores musculares, tosse e rinite | Também possui efeitos colaterais, como fadiga, dores articulares, dores musculares, tosse e rinite |
Não deve ser usada por pessoas que sofrem de alergia ao losartan ou a qualquer outro componente da medicação | Não deve ser usada por pessoas que sofrem de alergia à olmesartana ou a qualquer outro componente da medicação |
Quais são os efeitos colaterais comuns dosartanas?
Os efeitos colaterais comuns dosartanas incluem:
- Tonturas;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Náuseas;
- Diarreia;
- Dor de estômago;
- Secreção ou coceira vaginal;
- Dor nas articulações;
- Dor de cabeça;
- Enjoo;
- Insônia;
- Sonolência;
- Desconforto estomacal;
- Indigestão;
- Flatulência;
- Dor no peito;
- Perda de cabelo;
- Coceira;
- Comichão;
- Redução do número de plaquetas;
- Redução do número de leucócitos;
- Redução do número de neutrófilos;
- Redução do número de eosinófilos;
- Redução do número de basófilos;
- Redução do número de monócitos;
- Redução do número de linfócitos;
É importante lembrar que cada pessoa pode reagir diferentemente aos medicamentos e que não todos os pacientes experimentarão todos os efeitos colaterais listados.
Se você experimentar algum efeito colateral, é importante entrar em contato com seu médico ou farmacêutico para obter orientação e apoio.
Interessante? Leia também:
Como osartanas atuam no organismo?
Não foram encontrados resultados relevantes sobre como os artanas atuam no organismo em português do Brasil. Os resultados da pesquisa fornecidos estão relacionados a aranhas, um grupo de organismos, e não a osartanas, que parecem ser uma droga ou medicamento.
Por favor, forneça mais informações ou verifique se o nome da droga ou medicamento está correto para que eu possa ajudá-lo melhor.
Quais são as indicações médicas para o uso de osartanas?
Osartanas, como os medicamentos que contêm osartan, são indicados para o tratamento de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca crônica, quando administrados isoladamente ou em combinação com outros medicamentos.
No entanto, os resultados da pesquisa fornecidos não são específicos para osartanas e não fornecem informações detalhadas sobre as indicações médicas para o uso desses medicamentos. É importante ressaltar que a informação fornecida não substitui a orientação de um médico.
Para obter informações precisas e específicas sobre osartanas e suas indicações médicas, é recomendável consultar um profissional de saúde qualificado.