Qual a diferença entre saque aniversário e saque rescisão?

A diferença entre saque aniversário e saque rescisão está relacionada às circunstâncias em que o trabalhador recebe o dinheiro e aos valores envolvidos.

  • Saque Aniversário: Este tipo de saque foi criado em 2020 pelo governo para facilitar o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No modelo aniversário, o trabalhador pode sacar até 20% do saldo da conta do FGTS, desde que tenha contribuído para o fundo por pelo menos 5 anos. O valor do saque varia de acordo com o valor do saldo atual.

  • Saque Rescisão: No saque-rescisão, o trabalhador tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa de 40% paga pela empresa pela rescisão do contrato de trabalho, quando é demitido sem justa causa. No momento da rescisão, o empregado tem 30 dias para sacar o valor total depositado pela empresa, além da multa.

A escolha entre saque aniversário e saque rescisão é uma decisão pessoal e depende das necessidades e circunstâncias específicas de cada trabalhador. Vale lembrar que, ao optar pelo saque aniversário, o trabalhador não terá direito a sacar o fundo de garantia no caso de demissão sem justa causa, pois terá acesso a uma quantia anual.

Diferença Saque Aniversário Saque Rescisão
Aplicação Aplica-se a todas as contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) Aplica-se apenas ao contrato extinto
Liberdade O trabalhador decide se deseja aderir ao saque aniversário O trabalhador tem direito a sacar o valor total disponível na conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida
Previsibilidade O saque aniversário ocorre anualmente, no mês do aniversário do trabalhador O saque rescisão ocorre quando a pessoa que trabalha é demitida sem justa causa

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma opção que permite ao trabalhador sacar uma parcela de seu saldo na conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.

Essa modalidade de saque é opcional e pode ser feita a partir do aplicativo do FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal. Para solicitar o saque-aniversário, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo do FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal;
  2. Consulte os valores disponíveis para saque;
  3. Indique uma conta na Caixa para o pagamento do saque;
  4. Realize a solicitação até o último dia do mês de seu aniversário;

O valor do saque-aniversário varia de 5% a 50% do saldo da conta do FGTS, além de uma parcela adicional vinculada ao saldo do trabalhador.

Caso o trabalhador seja demitido, ele receberá apenas a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais.

A efetivação do pedido de saque-aniversário ocorre a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao mês de aniversário do trabalhador.

Lembre-se de que a opção por uma sistemática de saque, seja ela o Saque-Aniversário ou o Saque Rescisão, enquanto estiver vigente, alcança todos os contratos de trabalho.

Dessa forma, se um novo contrato de trabalho for firmado enquanto o trabalhador estiver na modalidade Saque-Aniversário, ele fica regido por essa modalidade de saque até que o trabalhador solicite a mudança e se cumpra o prazo estabelecido.

Quer saber mais? Veja:

Como funciona o saque-rescisão?

O saque-rescisão é uma opção de retirada de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no caso de demissão sem justa causa.

No saque-rescisão, o trabalhador tem direito a retirar o valor total disponível na conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida. Para realizar o saque-rescisão, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo FGTS ou uma agência da Caixa Econômica Federal;
  2. Faça o pedido de saque e informe o motivo (demissão sem justa causa);
  3. Apresente os documentos necessários, como comprovante de demissão e RG;

Caso o valor do saque seja de até R$ 3.000, a quantia pode ser sacada também nos caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui (com uso do Cartão Cidadão e senha).

Lembre-se de que, se você tiver uma antecipação do saque-aniversário em aberto, vai precisar quitar o total do empréstimo para conseguir voltar ao saque-rescisão.

A alteração só vai ser concluída no 1º dia útil do 25º mês após a data do pedido de retorno.

Quais são as vantagens e desvantagens do saque-aniversário e do saque-rescisão?

O saque-aniversário e o saque-rescisão são opções de resgate do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no Brasil. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens: Saque-aniversário : Vantagens:

  • Possibilidade de sacar o dinheiro da conta do FGTS durante o mês do aniversário, proporcionando segurança financeira;
  • O dinheiro pode ser utilizado para quitar dívidas, investir, pagar despesas de educação, comprar um carro, um moto, financiar um imóvel, entre outras opções;

Desvantagens:

  • Apenas uma parcela do saldo do FGTS é sacada por ano, limitando o acesso ao dinheiro;
  • O trabalhador se compromete a manter o saque-aniversário por 2 anos, ficando impedido de retornar ao saque-rescisão nesse período;
  • O saque-aniversário pode ser sacado apenas por dois meses, a contar do aniversário do trabalhador;

Saque-rescisão : Vantagens:

  • O saldo total do FGTS é liberado após uma demissão sem justa causa, permitindo o acesso completo ao dinheiro;
  • A opção de saque-rescisão pode ser mais adequada para quem possui uma boa educação financeira e pode investir o dinheiro do FGTS de forma eficiente;

Desvantagens:

  • O saldo do FGTS fica preso até o momento da demissão, o que pode ser um problema para quem precisa do dinheiro antes;
  • A opção de saque-rescisão pode ser menos adequada para quem não possui educação financeira adequada e pode enfrentar dificuldades para gerenciar o dinheiro resgatado;

Em resumo, o saque-aniversário pode ser mais adequado para quem deseja ter acesso a uma parte do dinheiro do FGTS anualmente, enquanto o saque-rescisão pode ser mais adequado para quem deseja ter acesso ao saldo total do FGTS após uma demissão sem justa causa.

A escolha entre as duas opções depende das necessidades e objetivos financeiros de cada indivíduo.