Epimedium – Como plantar e como usar

Epimedium ROSA

A Epimedium tolerante à sombra é particularmente adequada como subplantação e como cobertura do solo. Damos dicas sobre como escolher uma variedade, plantar e propagar a Epimedium.

Uma das plantas de sombra mais conhecidas é a Epimedium. Apresentamos as mais belas  espécies e variedades de Epimedium e damos dicas de plantio e cuidados.

Epimedium na natureza
Epimedium na natureza

Epimedium: flor, origem e propriedades

A Epimedium( Epimedium), também conhecida como sockflower, pertence à família das bérberis (Berberidaceae). Suas aproximadamente 60 espécies e híbridos naturais são encontrados na Ásia, África e Europa no hemisfério norte. As perenes decíduas ou perenes hibernam com a ajuda de seus rizomas, alguns dos quais formam corredores. As Epimedium atingem uma altura entre 15 e 40 centímetros. Suas folhas são ovadas, em forma de coração, alongadas lanceoladas ou quase redondas. A borda da folha pode ser serrilhada ou levemente espinhosa. Os brotos na primavera são geralmente bronze ou avermelhados, no outono a folhagem é geralmente vermelho-vinho-verde a vermelho-violeta. O período de floração da Epimedium começa em abril, às vezes antes ou durante o broto das folhas. As flores quádruplas consistem em quatro pétalas internas e quatro externas e podem formar esporas alongadas, dependendo da espécie. Após a polinização, formam-se frutos em cápsula, dentro dos quais existem numerosas sementes com um tegumento conspícuo. As formigas adoram se alimentar da pelagem nutritiva, espalhando as Sementes de Flores Elf ao redor.

A flor elfa é uma das perenes das abelhas. As abelhas selvagens menores, em particular, usam o néctar e o pólen oferecidos pelas flores élficas, muitas vezes delicadas. Espécies de flores grandes, como  Epimedium versicolor , também são visitadas por abelhas.

brotos da Epimedium
brotos da Epimedium

As mais belas variedades de flores élficas

Existem diferentes tipos e variedades de flores élficas, que diferem em crescimento, tamanho e coloração da flor. Apresentamos-lhe os 10 mais belos tipos e variedades de  Epimedium  .

  • Epimedium alpinum : Lírio alpino do sudeste da Europa com folhagem decídua e altura de crescimento de até 40 cm. A espécie selvagem que produz corredores forma delicadas panículas com até 25 flores individuais vermelho-amarelas.
  • Epimedium grandiflorum : A flor élfica de flores grandes é originária do Japão. Tem um crescimento caducifólio e grumoso de até 25 cm e flores longas, esporas, grandes e semelhantes a orquídeas. A flor elfa ‘Lilafee’ é de cor bronze quando brota e delicadas flores roxas e filigranas de abril.
  • Epimedium pauciflorum : Flor élfica de crescimento curto e poucas flores, 15-20 cm de altura. Popular como cobertura do solo, pois os corredores curtos formam um tapete denso e perene. A espécie bastante fraca mostra delicadas flores rosa a branco-creme.
  • Epimedium  x  perralchicum : Espécie híbrida com um crescimento denso de até 30 cm e folhas quase sempre verdes. Elfenblume ‘Frohnleiten’ é a variedade mais conhecida e pode ser plantada como cobertura do solo. As folhas ficam muito vermelhas no outono, enquanto as nervuras permanecem verdes claras. As delicadas flores do híbrido Epimedium  ‘Frohnleiten’ dão detalhes em amarelo.
  • Epimedium pinnatum  ssp. colchicum : Flor élfica do Mar Negro com crescimento vigoroso e folhas quase sempre verdes. As delicadas flores amarelas claras aparecem a partir de abril. A variedade ‘Black Sea’ torna suas folhas roxas escuras no outono e inverno. É particularmente adequado para uso em áreas amplas, inclusive sob arbustos e árvores.
  • Epimedium  pubigerum : Flor élfica felpuda com folhas perenes resistentes e crescimento grumoso de até 25 cm de altura. As flores amarelas claras e com pontas curtas estão em pedúnculos longos.
  • Epimedium  x  rubrum : Flor élfica vermelha, surgiu de um cruzamento entre  E. alpinum  e  E. grandiflorum . As plantas decíduas e aglomeradas têm folhas marrom-avermelhadas e flores vermelho-brancas de dois tons. A variedade particularmente florífera ‘Galadriel’ pode ser usada bem como cobertura do solo.
  • Epimedium versicolor  ‘Sulphureum’: Flor élfica sulfurosa muito vigorosa até 35 cm e com forte espalhamento. As flores amarelo-enxofre aparecem de abril a maio. No outono, a folhagem da elfflower ‘Sulphureum’ fica bronze.
  • Epimedium  x  warleyense : A flor élfica híbrida decídua, com até 30 cm de altura, forma corredores e, portanto, cobre o solo. Epimedium  ‘Orangekönigin’ também está disponível como ‘Orange Queen’ e tem inúmeras flores vermelho-alaranjadas pálidas.
  • Epimedium  x  youngianum : Híbrido baixo e caducifólio de  E. grandiflorum  x  E. diphyllum , entre 15 e 20 cm de altura. A  variedade Epimedium  x  youngianum  ‘Niveum’ tem flores brancas e sem esporas e crescimento gracioso e é ideal para subplantação.
Epimedium verde
Epimedium verde

Epimedium como cobertura do solo:  As seguintes espécies de Epimedium são particularmente adequadas como cobertura do solo:  Epimedium pauciflorum ,  Epimedium  x  perralchicum  ‘Frohnleiten’,  Epimedium pinnatum  ssp. colchicum  e  Epimedium  x  warleyense.

Plantar Epimedium: localização, hora e procedimento

Epimedium  é geralmente uma perene adaptável para sombra parcial a sombra total. Locais muito claros colocam em risco a hibernação através de geadas tardias, lugares muito escuros poucas flores são formadas. A localização ideal para Epimedium é em solo fresco, solto, com baixo teor de calcário e levemente ácido, rico em húmus. O solo muito pesado ou arenoso pode ser melhorado com um solo para vasos de alta qualidad . Além disso, o pó de argila aumenta a capacidade de armazenamento de água do solo.

As flores élficas são plantadas no final do outono, entre outubro e o final de novembro, antes das primeiras geadas, ou no início da primavera, a partir do início de março. Eles podem ser plantados sob arbustos e árvores ou em canteiros sombreados. Epimedium  prefere ser plantada em pequenos grupos de três a dez plantas e é mais atraente dessa maneira. A distância de plantio para flores élficas é de cerca de 30 a 40 cm. Para cobertura do solo, você precisa de cerca de 15 a 17 plantas por metro quadrado. As plantas perenes são plantadas tão profundamente quanto antes no vaso. Ao longo de três a quatro anos, os contrafortes de espécies em crescimento tomaram conta do novo local. Flores elf geralmente florescem na primeira primavera após o plantio.

Epimedium verdes
Epimedium verdes

Cuidando da flor elfa: corte, rega e fertilização

Você não precisa necessariamente cortar a Epimedium. No entanto, pode abrir espaço para um novo crescimento se as folhas velhas forem removidas após o inverno, por volta de março.

A flor élfica é uma planta perene de baixa manutenção que requer pouca atenção uma vez plantada. Uma camada de cobertura morta entre as plantas perenes recém-plantadas as protege da seca e do calor. Espécies mais sensíveis da Ásia, como  E. grandiflorum  e  E. pubescens ,  devem ser regadas regularmente durante a estação quente. Espécies do sul, como  E. perralchicum  e  E.  pinnatum , são mais resistentes e toleram bem o calor e a seca.

A fertilização pode ser feita anualmente na primavera, conforme necessário. 

Propagação da Epimedium

O método mais simples de propagação é a divisão de touceiras existentes. No final da primavera após a floração, os rizomas das flores élficas podem ser divididos com uma pá, desenterrados e replantados no local apropriado.
Alternativamente, as flores elf também podem ser propagadas através de estacas de rizoma. Para isso, os rizomas das plantas escavadas são cortados em pedaços de cerca de 5 cm de comprimento com uma faca afiada. Em seguida, os pedaços de rizoma são colocados horizontalmente em solo pobre em nutrientes e cobertos com substrato de cerca de 1 a 2 cm de espessura. Nas próximas semanas, as estacas devem poder enraizar em um local úmido, mas não úmido, em um local claro e fresco. Os primeiros brotos e folhas aparecerão em breve. Uma vez que as plantas fortes se desenvolveram, as Epimediums podem ser transplantadas ou plantadas.

Epimedium plantada
Epimedium plantada

invernada

Em nossas latitudes, os tipos comuns de flores élficas são muito resistentes. Flores élficas recém-plantadas e decíduas devem receber alguma proteção leve de inverno, como uma espessa camada de folhagem, em locais hostis. Os rizomas só se espalham logo abaixo da superfície do solo e, portanto, podem ser danificados em temperaturas abaixo de zero severas.

A Epimedium é venenosa?

A Epimedium é considerada uma planta levemente venenosa. Em alguns países, no entanto, as partes são cozidas e, portanto, comestíveis. Na medicina popular, extratos de  E. grandiflorum  eram usados ​​para tratar certos tipos de câncer.

Dica : Os dois tipos  de flores élficas, Epimedium macun  e  Epimedium brevicornum  , são usados ​​na medicina tradicional chinesa e fitoterapia como medicamentos para problemas de tireóide, pressão alta e disfunção erétil.