Ervas daninhas no gramado: herbicidas e alternativas


Onde apenas grama deveria crescer, as ervas daninhas às vezes se infiltram. Oferecemos vários métodos para controlar ervas daninhas.

A aparência e a composição de plantas companheiras indesejadas em seu gramado não são por acaso. As preparações iniciais do pré-relvado, tipo de solo, rotina de corte e pH do solo favorecem uma acumulação muito específica de ervas daninhas. Estas ervas daninhas adaptam-se perfeitamente às condições do seu relvado. Muitas vezes, eles podem ser contidos ou afastados por mudanças nas condições do local. A má preparação do solo é difícil de desfazer e há apenas pequenas alterações no tipo de solo. Mas com medidas de cuidado bem planejadas e mudanças nos hábitos de corte e fertilização, você pode efetivamente dificultar a vida de muitas ervas daninhas.

Identifique corretamente as ervas daninhas no gramado

Ao controlar ervas daninhas ou ervas daninhas de gramíneas, é de grande importância se as plantas indesejadas são ervas daninhas de sementes ou raízes. Porque esses dois grupos têm uma estratégia de sobrevivência diferente e, portanto, também devem ser combatidos com outras medidas.

Grama enorme
Grama enorme

Ervas daninhas de raiz no gramado

A maioria das ervas daninhas radiculares crescem rapidamente e têm uma alta adaptabilidade a condições ambientais desfavoráveis, como solos mal drenados. Eles também podem se propagar por sementes, mas são caracterizados acima de tudo por seu porta-enxerto distinto. Este rizoma permite que as ervas daninhas das raízes sobrevivam por vários anos e tem uma capacidade regenerativa muito alta. Combater a maioria das ervas daninhas de raiz é bastante tedioso e demorado. As raízes muitas vezes profundas devem ser completamente removidas. As plantas armazenam nutrientes nele para poderem brotar de novo e de novo.

Mesmas palavras em Rasen

As ervas daninhas são geralmente anuais, o que significa que morrem após uma estação de crescimento. Para que suas espécies sobrevivam, essas plantas produzem um grande número de sementes. As ervas daninhas das sementes são, portanto, melhor combatidas removendo-as antes da formação das sementes, por exemplo, cortando a grama durante a floração. No entanto, os pássaros ou o vento podem levar sementes das mesmas ervas daninhas de volta ao seu gramado no próximo ano. No entanto, se você sempre remover as flores em tempo hábil, uma propagação que desloque o gramado pode ser facilmente evitada.

As ervas daninhas mais comuns no gramado

Abaixo você encontra as ervas daninhas mais comuns encontradas no gramado, as causas de sua ocorrência e as formas de combatê-las.

grama sendo semeado
grama sendo semeado

Dente-de-leão (Taraxacum officinale)

O dente-de-leão comum prefere solo argiloso profundo e rico em nutrientes, mas na verdade ocorre em quase todos os lugares. Característica são suas flores amarelas em forma de taça e suas grandes folhas dentadas grosseiras, que formam uma roseta basal. Especialmente em gramados irregulares, o dente-de-leão se espalha rapidamente e rouba muito espaço do gramado. Com sua forte raiz principal, o dente-de-leão é uma das ervas daninhas perenes. As sementes do dente-de-leão são amplamente espalhadas pelo vento. A melhor maneira de proteger seu gramado dos dentes-de-leão é puxar cuidadosamente as plantas do chão com um extrator de ervas daninhas, incluindo toda a raiz principal. Para evitar uma maior propagação, o corte é feito antes que a flor amarela se transforme em um dente de leão.

Groselha (Bellis perennis)

Semelhante ao dente-de-leão, a margarida desafia o corte de grama frequente e profundo. As lindas florzinhas são muito adaptáveis ​​e não exigem grandes exigências do solo. Devido à formação de corredores curtos e muitas sementes, a plantinha visualmente atraente pode se espalhar rapidamente. Plantas individuais podem ser facilmente removidas com o extrator de ervas daninhas. Quaisquer lacunas são replantadas com grama.

Weißklee (Trifolium repens)

O trevo branco também é comum em gramados e fornece uma fonte bem-vinda de néctar para as abelhas. Os apicultores amadores, portanto, só cortam a grama após a floração – mas antes da formação das sementes. Se você quiser proteger os caminhantes descalços ou as crianças das picadas de abelhas, corte a grama antes da floração ou tente se livrar do trevo branco.

O trevo adora solo rico em nutrientes, mas ainda pode crescer no solo arenoso mais pobre. Livrar-se dela é muito difícil, e é por isso que todas as partes da planta devem ser removidas desde o início. O corte regular antes que o trevo comece a formar sementes é particularmente importante para que não se espalhe mais.
Se o trevo estiver presente apenas em alguns lugares, vale a pena cortá-lo generosamente e depois consertar o gramado .

rolo de gramado
rolo de gramado

Dica : Reunimos mais dicas para você sobre como combater e prevenir o trevo em seu gramado.

Infelizmente, uma vez que o trevo tenha se estabelecido em todo o gramado, nada ajuda, exceto o uso de um herbicida seletivo ou o arado completo do gramado e a nova semeadura – depois que todas as partes do trevo foram removidas do solo, é claro.
A propósito: no paisagismo, o trevo vigoroso e tolerante ao corte também é frequentemente usado como substituto do gramado. Se você quiser morar com o sublocatário, pode simplesmente deixá-lo no gramado. Só é importante cuidar bem do gramado e não cortá-lo muito fundo para que não seja empurrado pelo trevo.

Breitwegerich (Plantago major)

A banana-da-terra é – assim como a banana-da-terra ( Plantago lanceolata ) – uma planta muito resistente. Por isso conhecemos os dois de pastagens ou estradas florestais. As bananas-da-terra podem se espalhar de forma muito rápida e desagradável e ocupar muito espaço. As plantas individuais são melhor cortadas.

Dica: Se você for mordido por um inseto na natureza e vir uma banana-da-terra imediatamente, terá sorte no infortúnio. Mastigue uma folha de buckhorn e aplique a mistura ligeiramente repugnante de folhas e saliva na picada do inseto. Os ingredientes ativos da folha ajudam contra o inchaço.

Creeping Buttercup (Ranunculus repens)

A planta, que pertence à família do botão de ouro venenoso, também é conhecida popularmente como “botão de ouro”. Como o nome sugere, a planta com as lindas flores amarelas forma estolões rastejantes que podem se tornar incontroláveis. As plantas individuais devem ser arrancadas o mais cedo possível para evitar a propagação. Os botões de ouro rastejantes se dão melhor em solo úmido e mal drenado. A longo prazo, pode, portanto, ser reduzido por uma melhor drenagem do solo.

Speedwell (espécie Veronica)

As flores púrpura pálidas do speedwell são enganosamente belas. O speedwell proliferante e formador de corredor cria verdadeiras almofadas no gramado e, assim, sufoca a grama. É difícil de combater, por isso vale a pena agir imediatamente quando ocorrer a primeira infestação. Se houver apenas alguns ninhos no início, eles são cortados em uma grande área. Claro, as lacunas resultantes são então supervisionadas. Se o speedwell já se espalhou, escarificar o gramado após a floração (antes da formação das sementes) ajuda, pois isso enfraquece a planta. O material escarificado deve ser removido com cuidado e nunca deve ser colocado sobre o composto. O speedwell também não gosta de cortes freqüentes .

Outras ervas daninhas comuns são o milefólio ( Achilea millefolium ), a corneta rasteira ( Ajuga reptans ), o trevo do lúpulo ( Medicago lupulina , também conhecido como trevo amarelo ) e o bico ( Stellaria media ). No entanto, a forma como são combatidas com sucesso não difere significativamente das ervas daninhas descritas. Duas ervas daninhas da grama, a grama do sofá ( Elymus repens ) e a grama do prado comum ( Poa trivialis ), provavelmente só são realmente percebidas como um incômodo por jardineiros ornamentais particularmente trabalhadores. No entanto, nem mesmo os herbicidas usuais funcionam contra eles.

Destrua as ervas daninhas no gramado

Prevenir a infestação de ervas daninhas vale a pena e geralmente é menos trabalhoso do que depois livrar um gramado com ervas daninhas de plantas companheiras.

O que pode ser feito para evitar ervas daninhas no gramado?

  • Antes de colocar o gramado, o solo deve ser preparado de tal forma que seja permeável à água e ao ar. Isso aumenta o poder competitivo da grama do gramado contra as ervas daninhas.
  • A permeabilidade do solo à água e ao ar pode ser posteriormente melhorada arejando regularmente o relvado e lixando o relvado. A nossa areia de relva Plantura de grão fino e fácil de espalhar é ideal para lixar, que pode ser espalhada para melhorar o arejamento das raízes. Um gramado com raízes fortes e saudáveis ​​é muito mais competitivo com as ervas daninhas e não pode ser arrancado tão rapidamente.
  • Se tiver solos particularmente pesados, que só podem ser ligeiramente melhorados por drenagem ou adição de areia, deve usar sementes adaptadas ao local. Algumas gramíneas lidam melhor com solo pesado e têm uma maior resistência às ervas daninhas do que outras gramíneas.
  • O pH do solo pode ser verificado e colocado na faixa ideal para gramados. Você pode precisar cal seu gramado para fazer isso . Um valor de pH muito baixo é um fator frequente de ervas selvagens e musgo no gramado. Uma cal de grão fino de alta qualidade é, por exemplo, a nossa cal de jardim Plantura , que equilibra o solo ácido.
  • Muitas ervas daninhas não lidam bem com a constante perda de massa ao cortar. Assim, eles podem ser mantidos sob controle por cortes freqüentes e profundos.
  • Para evitar ervas daninhas, o gramado deve ser fertilizado regular e adequadamente. Lawn é um morador de jardim com fome de nutrientes. Um fertilizante de gramado deve ser rico em nitrogênio na primavera e rico em potássio no final do verão ou outono – isso promove um gramado denso, tolerante à geada e à seca que não é facilmente ultrapassado por ervas daninhas menos exigentes. 

Remédios caseiros para se livrar de ervas daninhas no gramado

Quase todo proprietário de gramado tem problemas com ervas daninhas no gramado se as ervas daninhas os incomodarem. Cada vez mais os mitos circulam entre os jardineiros amadores sobre os melhores métodos de controle.

Quais remédios caseiros ajudam contra as ervas daninhas, que são mais prejudiciais?

  • Sal e vinagre :Muitas pessoas conhecem o sal e o vinagre como utensílios domésticos naturais para todos os fins e pensam que também podem ser usados ​​no jardim. Mas na natureza, o sal e o vinagre não danificam apenas as ervas daninhas, mas também as plantas e o solo circundantes. Vinagre e sal, portanto, não têm lugar no jardim.
  • Água quente : Se a sobreposição for planejada, as ervas daninhas podem ser polvilhadas com água quente antes do corte. Após a secagem, eles podem ser facilmente removidos. Se você não quiser supervisionar, há um risco muito grande com esse método de que o gramado também seja destruído.
  • Inflamação antes de uma nova plantação : É necessária uma capina cuidadosa em áreas nas quais, por exemplo, o relvado tem de ser plantado de novo – ou seja, o relvado tem de ceder de qualquer maneira. Toda a área pode ser inflamada com a ajuda de queimadores de ervas daninhas. Folhas de plástico escuras podem ser espalhadas na superfície e pesadas. Quanto mais quente, mais rápido a vegetação subjacente morrerá.
  • Prevenção e corte em tempo útil : O melhor “remédio doméstico” contra as ervas daninhas é e continua a ser o corte precoce e cuidadoso das ervas daninhas, incluindo todas as suas raízes. Esta é uma boa maneira de evitar a infestação de ervas daninhas que aglomera o gramado.

Importante : Após a remoção de ervas daninhas, não se esqueça de fechar as lacunas na relva causadas por ervas daninhas. Mesmo as brechas que surgiram de outras maneiras devem sempre ser replantadas para evitar a infestação de ervas daninhas. É melhor usar sementes especiais de crescimento rápido, como nosso Reparo de Gramado Plantura , para reparar manchas calvas . Se o solo não foi fertilizado imediatamente antes, pode ser fertilizado. Fechar as lacunas e fertilizar ajudará o gramado a se tornar competitivo contra as ervas daninhas novamente. Porque as lacunas e os pontos vazios realmente atraem as ervas daninhas para usar o espaço livre para seus propósitos.

Assassino de ervas daninhas contra ervas daninhas no gramado

Embora algumas ervas daninhas só possam ser controladas mecanicamente com muita persistência ou às vezes não em um grau satisfatório, os herbicidas químicos devem ser realmente o último recurso. O uso do chamado herbicida tem muitas desvantagens do ponto de vista ecológico e deve ser cuidadosamente considerado. Antes de recorrer a um herbicida, é preciso estar sempre ciente de que o gramado do jardim também pode ser uma área que contribui para a biodiversidade da flora e da fauna. Em jardins domésticos, onde crianças ou animais de estimação também podem brincar no gramado, é melhor não usar herbicidas de qualquer maneira.

Assassino de ervas daninhas no teste

A maioria dos herbicidas para gramados são baseados em ingredientes ativos que intervêm especificamente no metabolismo de dicotiledôneas, ou seja, plantas herbáceas. Quando são usadas, as plantas monocotiledôneas, incluindo gramíneas, são poupadas. No entanto, as ervas daninhas monocotiledôneas permanecem inalteradas, por exemplo, o bluegrass particularmente desagradável ( Poa annua ) ou o feno ( Lazula campestris ).). Muitas ervas daninhas, como speedwell, banana e margarida, são muito resistentes e requerem duas ou mais aplicações de herbicidas, cada uma com quatro a seis semanas de intervalo. A destruição química das plantas daninhas não é feita com a pulverização rápida – principalmente porque após a destruição das plantas daninhas, segue-se a semeadura e a adubação.

Notas importantes ao usar herbicidas:

  • Tenha em mente que a maioria dos herbicidas matam todas as dicotiledôneas. Flores e vegetais devem, portanto, ser protegidos da deriva da pulverização.
  • Os melhores períodos de aplicação são na primavera e no final do verão. Estas épocas do ano também são ideais para replantio posterior.
  • Observe todos os avisos, informações de uso e regulamentos de proteção na etiqueta ou no folheto do produto.

Misture fertilizante de gramado com herbicida: isso é possível?

Gramado em combinação com ervas daninhas pode não ser o ideal para alguns, mas tem a vantagem de criar um tapete verde fechado. Depois de usar herbicidas, o gramado geralmente parece completamente diferente: está nu e tudo menos fechado. Portanto, após a aplicação de herbicidas, o gramado geralmente deve ser replantado e adubado . O fertilizante fortalece a grama restante e a semeadura fecha as lacunas no gramado. Os herbicidas que são combinados com fertilizante de gramado já realizam duas das três etapas de trabalho e só precisam ser complementados com a semeadura mecânica. Se a semeadura for feita com um espalhador, é claro que a semente e o fertilizante também podem ser combinados.