
A noz-tigre não é nem uma noz nem uma amêndoa e delicia-se com o seu sabor único e doce. Apresentamos a noz-tigre e damos dicas sobre como cultivá-la em seu próprio jardim.
A noz-tigre é encontrada em lojas orgânicas há vários anos e é considerada extremamente saudável. Os nódulos doces também crescem conosco, em vasos ou no jardim. Saiba mais sobre a origem da noz-tigre, suas propriedades e características especiais ao cultivá-la.
Porca de tigre: origem e propriedades da porca de tigre
A noz-tigre ( Cyperus esculentus ) também é conhecida como noz-tigre ou noz chufa e vem originalmente da África. Chegou pela primeira vez à Espanha no século VIII e de lá mais ao norte. Tigernuts são conhecidos na Alemanha há muito tempo e são cultivados aqui desde pelo menos o século 19. Em 1849 , Heinrich von Gerstenbergk publicou o livro ” A plantação de nozes em grande escala e o segredo encontrado nela para enriquecer rapidamente “, no qual os agricultores encontravam instruções para cultivar com sucesso os nódulos valiosos e caros.
A tigrinha não está relacionada com a amêndoa, pertence às gramíneas azedas (Cyperaceae). A planta atinge uma altura de 30 a 60 centímetros. Suas folhas são triangulares, semelhantes a grama, afiladas e com cerca de 0,5 a 1 centímetro de largura. No final do verão, formam-se flores amareladas isoladas, mas a planta de chucrute geralmente não floresce aqui. Abaixo do solo, pequenos nódulos castanho-claros a pretos se formam em raízes brancas grossas, as verdadeiras tigrinhas. Dependendo da variedade, eles podem atingir um comprimento de até 3 centímetros. Entre a variedade do tamanho de uma ervilha ‘Prolific’, a grande preta ‘Large Black’ e a maravilhosamente doce ‘Long Sweet’ existem inúmeras outras variedades de nozes de tigre. Todas as variedades têm um sabor adocicado e a noz, ao qual devem o nome Tigernut.
Dica: Em muitas regiões, a noz-tigre é um neófito invasor que cresce selvagem nos campos e rapidamente desloca plantas nativas. Portanto, você deve ter cuidado com isso em seu próprio jardim para que não se espalhe a partir daí. Isso inclui usar uma barreira de raiz e interromper a floração cortando os botões diretamente.

plantar nozes
Tigernuts amam o calor, mas não toleram secas severas. Portanto, você precisa de um local ensolarado em solo solto que tenha um bom armazenamento de água e nunca seque completamente. As saborosas nozes tigre são propagadas apenas através de seus nódulos subterrâneos. As chamadas sementes de Tigernut estão comercialmente disponíveis, mas estes são os nódulos da raiz. A partir do final de maio, a chufa pode ser plantada ao ar livre, porque então o solo fica quente o suficiente para a planta, que vem da África. No início do ano, a partir de março, as plantas podem ser cultivadas dentro de casa em vasos e colocadas ao ar livre ou plantadas mais tarde. Mergulhe os nódulos em água morna durante a noite para impulsioná-los para a frente. Agora encha os potes para as nozes individuais com um solo pobre em nutrientes, como o nosso Planta Orgânica Herb & Seed Solo . O substrato sem turfa e rico em composto armazena umidade para o desenvolvimento ideal das plantas e ainda garante ventilação adequada das raízes jovens. As nozes de tigre individuais são colocadas nos vasos, cobertas com cerca de 2 cm de solo e regadas vigorosamente uma vez. De 20 a 25 °C, os nódulos logo brotarão as primeiras raízes e começarão a formar brotos. Após a brotação, deixe as mudas continuarem a crescer em um local mais fresco e iluminado até o plantio. No final de maio, as jumentinhas agora podem passear ao ar livre. Para cultivar turfa em canteiro, as plantas devem ser plantadas a 30 x 30 cm de distância no solo, com algum fertilizante de longo prazo predominantemente orgânico ao redor delas, como nosso fertilizante orgânico universal Plantura, trabalhe e regue vigorosamente após o plantio. O granulado à base de plantas é decomposto ao longo do tempo por organismos do solo e, assim, libera os nutrientes que contém para a planta de chufa a longo prazo.
Para a cultura no vaso, coloque duas a três plantas juntas em um recipiente de tamanho médio, cerca de 10 litros, cheio de terra rica em nutrientes, adicione um pouco de fertilizante de liberação lenta e regue vigorosamente. Em seguida, coloque a panela em um local quente e ensolarado. Para evitar que o solo seque em dias quentes, a superfície do solo deve ser coberta regularmente, por exemplo, com aparas de grama ou casca de árvore.
Dica: Especialmente em áreas mais quentes, a noz-tigre gosta de crescer desenfreada e se espalha rapidamente de forma incontrolável. Uma barreira de raiz de cerca de 30 cm de profundidade ao redor do leito evita isso efetivamente.

cultivar nozes de tigre
O cuidado da noz-tigre é bastante simples, pois no verão ela só precisa ser regada regularmente para que muitos nódulos nas raízes se formem e as plantas não sofram com a seca. Além do fertilizante ao plantar, a tigrinha não requer nenhum suprimento adicional de nutrientes.
Após a colheita, os nódulos são invernados para a próxima temporada. A noz-tigre pode ser invernada em ambientes fechados na forma de nódulos secos ou ao ar livre. A própria planta morre acima do solo no outono, mas os nódulos da junça são condicionalmente resistentes e brotam novamente na primavera seguinte, após invernos amenos. Uma espessa camada de cobertura de folhas também protege as juvenis que ficam no chão durante a estação fria.
Colha e preserve as turfas
A colheita da noz-tigre começa em outubro, quando a folhagem das plantas semelhantes a gramíneas fica marrom e morre. Com a ajuda de um garfo de escavação, você pode levantar o sistema radicular e os deliciosos nódulos do solo. As jujubas agora podem ser facilmente coletadas, mas você só deve lavá-las pouco antes de usá-las. Frescas do chão, apenas lavadas delicadamente e com a pele, as tigrinhas têm um sabor particularmente delicioso. As nozes também podem ser secas suavemente e lentamente a 50 – 60 ° C no forno ou desidratador e assim conservadas por até dois anos.
Uso e ingredientes de Tigernuts
A pitanga é uma alternativa real para todos os alérgicos a nozes e é particularmente bem tolerada. Tigernuts são extremamente saudáveis, contêm muitos minerais e vitaminas como biotina, cálcio, potássio e magnésio. Eles consistem em cerca de um quarto de gordura, quase um terço de carboidratos e cerca de 7% de proteína. O alto teor de fibra entre 14 e 24% é particularmente encorpado e digerível. Tigernuts, portanto, têm um efeito particularmente positivo nos intestinos. Os nódulos da raiz podem ser consumidos crus, mas geralmente são encontrados na forma de farinha de junça ou torrados e raspados como ingrediente para mueslis ou mingau de junça. As nozes de tigre inteiras e secas podem servir como um lanche saudável e nutritivo entre as refeições. Em Espanha, as tigrinas são transformadas em Horchata de Chufa,