Rabanete – Como plantar e colher


O rabanete é um vegetal saudável com muitos usos na cozinha. Conosco, você aprenderá tudo sobre como colher rabanetes, armazená-los e conservá-los.

O rabanete ( Raphanus sativus var. niger ) forma beterrabas saborosas e quentes e geralmente podem ser armazenados bem após a colheita. Fornecemos dicas importantes para colher e armazenar rabanetes saudáveis.

O rabanete é um vegetal saudável de crescimento rápido e pode ser cultivado quase o ano todo. Conosco, você aprenderá tudo sobre a origem e as propriedades do repolho e sobre o plantio de rabanetes.

O rabanete de jardim ( Raphanus sativus var. niger ) é um dos vegetais mais populares na Ásia. Na Alemanha, o rabanete de cerveja é mais conhecido – mas o rabanete pode ser usado de uma forma muito mais diversificada. Apresentamos o rabanete, suas propriedades e exigências e também damos dicas sobre como plantar e cuidar dele.

Rabanete: origem e propriedades

O rabanete, também conhecido como rabanete ou rabanete, pertence à família do repolho (Brassicaceae). Está intimamente relacionado com rabanete ( Raphanus sativus var. sativus ) e rabanete forrageiro ( Raphanus sativus var . oleiformis ) . O rabanete provavelmente descende do rabanete de campo ( Raphanus raphanistrum ), que é nativo do sul da Europa e da Ásia. A forma cultivada do rabanete provavelmente só chegou à Alemanha no século XIII. Hoje é distribuído mundialmente como uma planta vegetal. A palavra rabanete ou radi vem do latim “radix”, que significa “raiz”.

Os rabanetes formam raízes espessadas de partes da raiz e da parte aérea, chamadas de hipocótilo. Os rabanetes redondos, ovais ou cilíndricos podem ser brancos, rosados, vermelhos, violetas, verdes, marrons ou pretos por fora. No interior está a polpa de beterraba branca, verde a magenta, com seu sabor aromático, quente e doce. Como todas as plantas de repolho, o rabanete também contém vários óleos de mostarda, que são responsáveis ​​pelo sabor quente típico do repolho. Eles têm um efeito antibacteriano, e é por isso que o rabanete pode ser transformado em xarope para tosse.

A raiz do rabanete pode penetrar profundamente no solo e dificilmente forma raízes laterais. As folhas do rabanete formam inicialmente uma roseta foliar basal com folhas individuais serrilhadas, lobadas a pinadas, algumas das quais com hastes longas. Na época da floração, as plantas de rabanete se estendem em comprimento e formam brotos floridos altos que são cobertos com folhas alternadas. As plantas de dias longos só florescem quando a duração do dia excede um certo número de horas. Este é geralmente o caso entre maio e final de junho. 

As flores de rabanete aparecem em brotos de 120 a 200 cm de altura. Crescem em cachos e têm flores brancas a rosadas com algumas veias escuras. Os rabanetes são auto-estéreis, portanto, polinizadores cruzados estritos e dependentes de insetos. As flores, portanto, fornecem néctar e pólen. Após a polinização, formam-se vagens alongadas nas quais as sementes de rabanete angulares, marrom-avermelhadas a marrom-escuras amadurecem. Mesmo quando as vagens estão maduras, elas não se abrem, ao contrário Canola ( Brassica napus ) ou mostarda ( Sinapis ). O rabanete é comestível em todas as partes: as folhas, flores e vagens jovens também podem ser usadas na cozinha.

Planta rabanete: semeadura, localização

A localização ideal para o rabanete é em solo leve a médio-pesado, quebradiço, com bom suprimento de água em pleno sol a sombra parcial. Em solo muito leve, os rabanetes tendem a se tornar peludos e extremamente pungentes, em solo muito pesado, a raiz do rabanete não pode ser bem desenvolvida e é difícil de colher. Solos ou solos pesados ​​com tendência a encharcamento não são adequados, mas podem ser melhorados com um solo de envasamento rico em composto, como nosso solo orgânico de tomate e vegetais Plantura e areia. A introdução de matéria orgânica também melhora o solo a longo prazo, pois promove a vida do solo e aumenta a formação de húmus.

Dependendo do tipo de cultivo e variedade, o rabanete é semeado diretamente ao ar livre ou em uma casa fria. O pré-cultivo é possível, mas a semeadura direta resulta em beterrabas muito mais bonitas e raízes mais profundas, o que facilita a manutenção e a colheita. Algumas variedades de rabanete são adequadas para o cultivo de verão com semeadura na primavera, outras são semeadas a partir de agosto como rabanetes armazenáveis ​​de outono e inverno. Os rabanetes também podem ser cultivados durante o inverno em casas frias sem aquecimento e abrigadas. Devido à grande variedade de variedades e à sua aptidão para o cultivo em diferentes épocas do ano, os rabanetes podem ser semeados em lotes a cada duas semanas e, portanto, podem ser colhidos quase o ano todo. 

Primeiro, o solo é arado, removendo as ervas daninhas indesejadas e soltando generosamente o solo. As sementes de rabanete são então semeadas em fileiras com uma distância de 25 a 30 cm e depois separadas com uma distância de 20 cm entre as plantas de rabanete individuais. A semente é colocada de 1 a 2 cm de profundidade no solo ou terra para vasos e regada vigorosamente. Em uma temperatura ótima de germinação de 14 – 15 °C, as primeiras mudas podem ser vistas após oito a dez dias.

Bons e maus vizinhos para os rabanetes : Uma cultura mista de rabanetes vale a pena, pois alguns parceiros de plantio mantêm as pragas afastadas e não transmitem doenças. Bons vizinhos para o rabanete são alface ( Lactuca ), cenoura ( Daucus carota ), aipo ( Apium graveolens ), cercefi preto ( Scorzonera hispanica ), espinafre ( Spinacia oleracea ), tomate ( Solanum lycopersicum ), pimentão ( Capsicum annuum ), ervilha ( Pisum sativum ). ) e Feijão ( Phaseolus vulgaris ). Os maus vizinhos das plantas, por outro lado, são as brássicas ( Brassica ), pepinos ( Cucumis sativus ) e cebolas ( Allium cepa ).

As variedades de rabanete de crescimento rápido podem ser cultivadas como uma safra anterior ou como uma safra subsequente. Na estufa, as beterrabas quentes prosperam de forma ideal no início da primavera e são colhidas no início de maio, quando os tomates, pimentões e similares chegam. Os rabanetes de outono e inverno podem ser semeados a partir de agosto como uma cultura de acompanhamento após variedades precoces de cenoura, feijão, ervilha ou alface. Rabanete não deve ser cultivado diretamente após outros repolhos para evitar a temida raiz de torta ( Plasmodiophora brassicae ). Recomenda-se, portanto, uma pausa no cultivo de quatro a cinco anos.

O cuidado certo

O cuidado do rabanete é bastante fácil, também porque a cultura está crescendo rapidamente. Duas a três semanas após a semeadura, as mudas são separadas até a distância final. A capina regular entre as linhas reduz o crescimento de ervas daninhas, o que é particularmente importante na fase de muda. Apresentamos outras medidas de cuidado nos parágrafos seguintes.

Regue e fertilize

A fertilização e a rega são especialmente importantes no cultivo de rabanete, pois a seca, o calor e as deficiências de nutrientes resultam em beterrabas peluda, acre e lenhosa. Em casos extremos, os rabanetes saem do estresse e florescem prematuramente. Um abastecimento regular de água é, portanto, particularmente necessário em períodos secos.

O rabanete é um dos consumidores médios e deve ser fornecido com nutrientes suficientes, especialmente no momento em que as beterrabas estão se formando. Nosso fertilizante orgânico de tomate Plantura é especialmente adaptado às necessidades de tomates e outros tipos de vegetais. Funciona durante um período de cerca de três meses e liberta lenta e uniformemente os nutrientes que contém. Isso evita efetivamente que as plantas sejam lavadas ou fertilizadas em excesso. O fertilizante granular livre de animais pode ser trabalhado na superfície do solo ao soltá-lo para a semeadura. Estrume fresco ou composto não deve ser incorporado antes de semear rabanetes, pois isso é muito duro para rabanetes e pode danificar as plantas.

Colheita de rabanete

A colheita de rabanete geralmente é bem-sucedida sem nenhum esforço especial. Aqui você pode ler quando é a melhor época para colher, como reconhecer rabanetes que estão prontos para colher e o que fazer com rabanetes floridos.

Tempo de colheita e procedimento

O tempo de colheita dos rabanetes difere muito dependendo da variedade. Em nosso artigo sobre variedades de rabanetes, você pode ler quais rabanetes são particularmente adequados para o cultivo de verão com colheita entre abril e julho ou cultivo de inverno com colheita de setembro a março em estufa fria. Você pode dizer que os rabanetes estão prontos para a colheita pelo tamanho da planta e pelo colo da raiz, que geralmente se projeta acima do solo. Isso não deve ser rasgado e, na melhor das hipóteses, parecer fresco e sem madeira. Basicamente, quanto mais jovem o rabanete, mais suave, suculento e crocante ele tem um sabor. Rabanetes que são colhidos tarde demais são geralmente acres, lenhosos ou peludos.

Os rabanetes são colhidos à mão – em solo solto, as raízes podem ser simplesmente agarradas pelas folhas e arrancadas. Em solo pesado, recomenda-se uma pá para soltar o solo e colher rabanetes intactos. Imediatamente após a colheita, os rabanetes devem ser lavados suavemente para a casca e processados ​​ou armazenados.

Doenças e pragas comuns do rabanete

O rabanete é uma hortaliça bastante resistente, no entanto, em condições de crescimento desfavoráveis, várias pragas e doenças podem aparecer:

  • Besouros de pulga ( Psylliodes ): Besouros pretos minúsculos, saltitantes e brilhantes causam folhas furadas semelhantes a peneiras. A capina regular entre as fileiras, a rede de proteção vegetal de malha fina e o caldo de tansy reduzem as infestações.
  • Mosca do repolho ( Delia ): As larvas da mosca do repolho se alimentam das raízes das plantas de repolho e as plantas jovens geralmente morrem completamente. Redes de proteção vegetal e uma cultura mista com tomate e aipo mantêm as moscas do repolho afastadas.
  • Pulgões de repolho farináceo ( Brevicoryne brassicae ): Os pulgões branco-acinzentados sugam as pontas dos brotos jovens. Insetos benéficos contra pulgões e uma cultura mista com feijão reduzem a infestação.
  • Doença da mancha foliar: Vários patógenos fúngicos causam manchas escuras nas folhas, que geralmente não são perigosas, mas indicam outras doenças ou pragas no rabanete.
  • Oídio ( Peronospora parasitica ): crescimentos fúngicos branco-acinzentados se formam na parte inferior das folhas, que são refletidos como manchas amarelas na parte superior. O clima quente e úmido favorece a doença, por isso deve-se tomar cuidado para garantir ventilação adequada e distâncias de plantio.
  • Ferrugem branca ( Albugo candida ): As pústulas fúngicas brancas e brilhantes na face inferior da folha aparecem principalmente em alta umidade e se espalham rapidamente pelo vento e pela água no estande. As folhas afetadas devem ser removidas e descartadas com o lixo doméstico.

Os rabanetes são resistentes?

Rabanetes jovens e prontos para a colheita não são resistentes e, portanto, são colhidos e armazenados em sua totalidade no outono. Os rabanetes de outono totalmente crescidos podem suportar temperaturas tão baixas quanto -9 ° C e, teoricamente, podem ser colhidos durante todo o inverno se o solo estiver livre de gelo, mas geralmente são muito lenhosos nesta fase. As beterrabas também podem estourar durante a geada e não são mais comestíveis. A proteção de inverno com papel alumínio ou lã ou o cultivo de rabanetes em uma estufa isolante e sem aquecimento é uma alternativa melhor ao cultivo ao ar livre se as beterrabas não puderem ser armazenadas.

As primeiras beterrabas de rabanete aromáticas podem ser colhidas apenas algumas semanas após a semeadura. Compartilhamos dicas sobre como colher e armazenar rabanete .

Flores de rabanete: o que fazer?

O rabanete é uma cultura de dias longos. Isso significa: Floresce assim que a duração do dia excede um certo número de horas. Este é geralmente o caso a partir de julho, razão pela qual os rabanetes devem ser colhidos até então. Os resistentes rabanetes de inverno, que são semeados a partir de agosto, geralmente só florescem no segundo ano. A planta de rabanete estica quando floresce – as beterrabas tornam-se duras, lenhosas e secas. Os rabanetes floridos não são mais colhidos, mas as flores e as vagens jovens são comestíveis. Alternativamente, você pode deixar a planta florescer e colher suas próprias sementes de rabanete das vagens no outono.

Preparar rabanete

O rabanete é consumido em quantidades comparativamente pequenas em nossas latitudes. Os vegetais coloridos podem ser usados ​​de várias maneiras.

Você pode comer rabanete cru?

Na Europa, os rabanetes são servidos quase exclusivamente crus. A salga anterior, muitas vezes praticada, retira não apenas a água, mas também um pouco da nitidez do ardor. Aliás, as folhas também podem ser preparadas de forma semelhante ao espinafre ou transformadas em pesto.

Você pode cozinhar rabanete? Além da sopa de rabanete, salada de rabanete, creme de rabanete ou rabanete bávaro salgado clássico, o rabanete pode ser frito ou cozido e servido com arroz, curry, macarrão ou pratos de carne. Na Ásia, existem inúmeras receitas de rabanete com rabanete cozido, em conserva, frito ou fermentado.

Corte rabanete

Especialmente na Baviera é comum cortar o rabanete como acordeão. A raiz é cortada verticalmente profunda e tão fina quanto possível para que possa ser espalhada e salgada no final – é claro sem que um pedaço se parta ou seja cortado torto. Um velho ditado diz que um homem não pode se casar até que ele possa cortar o radi corretamente. Alternativamente, a raiz afiada é primeiro meio vincada horizontalmente de cima para baixo em pequenos intervalos, depois girada e cortada em um ângulo de 45°, também até a metade. Em seguida, é salgado e servido logo em seguida.

Armazenar e conservar rabanetes

Os rabanetes podem ser bem armazenados se forem resfriados rapidamente a 0 a 1 °C após a colheita e mantidos em alta umidade relativa, idealmente acima de 97%. Tal como acontece com os rabanetes  ( Raphanus sativus var. sativus ), a vida útil aumenta quando as folhas são removidas. O rabanete com folhas pode ser mantido por cerca de três a sete dias nas condições acima, até que as beterrabas fiquem moles devido à perda de água. Os robustos rabanetes de inverno, por outro lado, podem ser mantidos frescos por até seis meses sem folhas em condições ideais de armazenamento.

Para preservar os rabanetes, você precisa de potes de pedreiro e um caldo, dependendo do seu gosto. O vinagre de arroz é popular, agridoce com vinagre de maçã, em salmoura ou caldo de kimchi. O rabanete em conserva é usado, por exemplo, no sushi e em vários outros pratos asiáticos.

Os rabanetes são saudáveis?

O rabanete é considerado um vegetal extremamente saudável e de baixa caloria. Cada 100 g de rabanete fresco contém cerca de 30 mg de vitamina C, bem como numerosos minerais e compostos de açúcar. Rabanete fresco ralado estimula a bile e, graças aos seus óleos de mostarda, tem um efeito antibiótico e digestivo. Radi com uma refeição saudável reduz a sensação de plenitude ou flatulência e suporta a digestão de gordura. Xarope ou xarope para tosse também pode ser preparado a partir de rabanetes frescos para aliviar a dor de garganta e a tosse.

No entanto, nem todas as pessoas toleram rabanete. Também pode causar náuseas, especialmente se você tiver um estômago sensível.

rabanete forrageiro ( Raphanus sativus var. oleiformis ) é um parente próximo do rabanete de jardim. Apresentamos a planta de adubação verde enraizada e seu cultivo no perfil.