Tulipa – Como plantar e cuidar

Tulipa

A árvore da tulipa tem muito a oferecer. Além das flores características das tulipas, também tem folhas especiais e cores impressionantes de outono.

A árvore tulipa ( Liriodendron tulipifera ) da América é uma das árvores florestais mais nobres e importantes da região. Na Alemanha, também, agora goza de grande popularidade. Aqui você pode descobrir tudo sobre o plantio e obter dicas para o cuidado ideal da tulipa.

Tulipa: floração, origem e propriedades

A tulipa é uma árvore de folha caduca e, como a magnólia ( Magnólia), à família das magnólias (Magnoliaceae). Ele vem do nordeste da América e é difundido por lá. Na Alemanha, também, está ganhando cada vez mais popularidade. A característica especial da árvore de tulipas é – como o próprio nome sugere – a bela flor, que lembra as tulipas. As flores das tulipas têm forma de cálice, pétalas amarelo-alaranjadas e aparecem de maio a junho. Após a polinização, desenvolvem-se frutos alongados e semelhantes a cones. As folhas de quatro lóbulos da árvore de folha caduca têm uma forma característica e simétrica e tornam-se douradas de longa duração no outono. A tulipa de crescimento rápido pode crescer até 40 metros de altura e geralmente forma uma coroa colunar. Como raiz do coração, prefere solos profundos, úmidos e ricos em húmus.

A tulipa é amigável para as abelhas? As flores das tulipas contêm bastante néctar, que não é apenas aceito pelas abelhas, mas também por besouros, zangões, borboletas e outros insetos.

Tulipa laranja
Tulipa laranja

Os mais belos tipos e variedades

O gênero de árvores de tulipa inclui apenas duas espécies, a chinesa e a americana. No entanto, existem também algumas variedades de tulipas que diferem principalmente em termos de hábito de crescimento e tamanho.

  • Árvore de tulipa chinesa ( Liriodendron chinense ) : A árvore de tulipa chinesa ocorre na Ásia e, juntamente com Liriodendron tulipifera , forma o gênero de árvores de tulipa ( Liriodendron ). Uma das principais características distintivas de Liriodendron tulipifera é a menor altura de crescimento e as folhas lobadas maiores.
  • Tulipa-coluna ( Liriodendron tulipifera ‘Fastigiatum’) : Com sua copa de 6 a 8 metros de largura e uma altura de 15 a 18 metros, esta tulipa cresce em forma de coluna. É, portanto, também conhecida como a árvore de tulipa colunar e permanece muito menor do que a espécie selvagem Liriodendron tulipifera.
  • Tulipa de cor amarela ( Liriodendron tulipifera ‘Aureomarginata’) : Com 12 a 15 metros, esta variedade é um pouco menor e cresce muito mais lentamente que as espécies selvagens. As folhas bicolores são verde-escuras com uma margem verde-clara a amarelo-esverdeada.
  • Árvore de tulipa anã (Liriodendron tulipifera ‘Ardis’) : Esta árvore de tulipa anã cresce apenas 8 a 9 metros de altura, tornando-a ideal para jardins com espaço limitado.

A propósito: A tulipa africana ( Spathodea campanulata ) não está intimamente relacionada ao Liriodendron , mas pertence à família das trombetas (Bignoniaceae). Também tem flores vistosas em forma de taça.

Plantando uma árvore de tulipas: localização e procedimento

A árvore de tulipa prospera melhor em um local protegido do vento com condições de iluminação ensolarada. O solo deve ser solto, rico em húmus, não muito calcário e sobretudo profundo. Além disso, a tulipa gosta de um substrato bem drenado e não muito seco. As raízes precisam de muito espaço para se espalhar.

Flores de tulipa
Flores de tulipa

A melhor época para plantar a árvore de tulipa é em março. É altamente recomendável amarrar firmemente a jovem tulipa a duas estacas para que ela não seja movida pelo vento. Isso impede um bom crescimento. O buraco de plantio deve ser duas vezes mais largo e profundo que o torrão. Durante os preparativos, coloque a tulipa em um balde de água para embeber o torrão. Em seguida, coloque um substrato solto e rico em nutrientes no buraco de plantio e misture-o com o solo do jardim. 

O solo no buraco de plantio deve agora ser umedecido. Em seguida, a tulipa é colocada no buraco e as lacunas são preenchidas com terra do jardim e terra para vasos. Pressione tudo com firmeza e use o excesso de solo para formar uma borda de irrigação para que a tulipa possa ser regada com eficiência.

Dica: Tulipas de raiz nua ou enroladas devem ser podadas imediatamente antes do plantio. Porque o torrão dessas tulipas é bastante reduzido pouco antes da venda, o que leva a um melhor crescimento, mas também a uma desproporção entre raízes e coroa. A copa deve ser ligeiramente reduzida para que a árvore não evapore mais água acima do solo do que pode absorver abaixo do solo.

O cuidado certo

O solo deve ser mantido o mais úmido possível, principalmente nas primeiras semanas e no primeiro verão após o plantio. No entanto, é importante evitar o encharcamento. Uma camada de cobertura de casca protege o solo de secar no verão. Na primeira fase de crescimento, a tulipa também pode ser protegida de pragas com um velo.

Fertilize e regue a árvore de tulipa

A árvore de tulipa precisa de água suficiente para produzir muita folhagem e belas flores. Se não chover o suficiente, deve ser regada de vez em quando – especialmente no meio do verão.
As árvores jovens devem receber fertilizantes no final da primavera. Um fertilizante de longa duração, fornece nutrientes às plantas por pelo menos três meses, que são liberados gradualmente. É simplesmente polvilhado no solo e levemente incorporado ou coberto com cobertura morta para maior eficácia. Deve-se ter cuidado com a tulipa, pois as raízes finas próximas à superfície da terra são muito sensíveis e podem se machucar ao lavrar o solo.

Corte a árvore de tulipas

Não é necessário podar a tulipa, pois ela desenvolve sua forma típica de coroa naturalmente e sem intervenção. A árvore de tulipa é sensível à poda. Portanto, é aconselhável escolher uma variedade adequada para o espaço disponível. Na primavera, no entanto, galhos doentes ou mortos podem ser removidos regularmente.

Erva Maggi
tulipas rosas

Tulipa não floresce

As primeiras flores geralmente só aparecem quando a árvore tem 20 a 30 anos. Se a floração não ocorrer apesar de atingir essa idade, isso pode ser resultado de falta de água, espaço ou luz ou uma poda radical. Portanto, é importante escolher um local adequado e cuidar bem da tulipa.

Transplante uma árvore de tulipa

O transplante de Liriodendron tulipifera não é recomendado devido às raízes muito sensíveis e à profundidade das raízes .
Se você decidir fazer isso, desenterre a raiz o mais generosamente possível para não machucá-la. Se for um espécime maior, deve ser picado profundamente ao redor da raiz um ano antes do transplante. Isso promove a ramificação da raiz perto do tronco e resulta em um torrão mais denso, o que facilita o crescimento no novo local. Alternativamente, uma trincheira pode ser cavada e uma barreira de raízes cavada. O transplante em si deve ocorrer na primavera. Se a proporção da coroa para o torrão mudou significativamente, outra poda deve ser realizada para proteger a árvore de muita perda de água.

Propagação de Tulipa

Propagar a tulipa não é fácil e requer muita paciência. A espécie selvagem só é propagada por semeadura, mas as sementes de tulipas raramente podem ser compradas. Alternativamente, é possível colher sementes de uma árvore de tulipa existente. A partir de setembro, você pode cultivar as mudas no peitoril da janela ou em uma estufa quente. A semente é espalhada em terra para vasos, umedecida e coberta com filme plástico. A temperatura de germinação é de 20 a 26 °C.

tulipas coloridas
tulipas coloridas

Estacas também podem ser usadas para propagar a árvore de tulipa. Infelizmente, esse método oferece apenas uma pequena chance de sucesso, mas vale a pena tentar. Para fazer isso, as estacas são cortadas diagonalmente em junho ou julho de brotos de um ano que crescem perto do tronco e do solo. Estes são colocados em terra de envasamento e mantidos aquecidos a 20 a 24 ° C. Em seguida, coloque um saco plástico sobre o recipiente e mantenha as estacas úmidas.

A árvore de tulipa é resistente?

Na Alemanha, o Liriodendron tulipifera é considerado absolutamente resistente e não requer outras medidas de proteção.

Pragas e doenças comuns em árvores de tulipa

A árvore de tulipa dificilmente é afetada por doenças e pragas. No entanto, a podridão da raiz pode ocorrer se o subsolo estiver muito úmido. As manchas nas folhas são principalmente devido à seca.

A tulipa é venenosa?

Todas as partes da tulipa são venenosas, tanto para humanos quanto para animais. Crianças pequenas e animais devem ser levados ao médico ou veterinário se suspeitarem que foram comidos.